sábado, 6 de março de 2010

Campanha de Vacinação começa na segunda

SÃO LUÍS - Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (5), no auditório do órgão, para dar informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) que tem início segunda-feira (8), em todo o país, para público específico.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos explicou que Maranhão recebeu mais de 3 milhões de doses de vacina e nesta primeira etapa que se estende até o dia 19 de março, serão vacinados 82.772 profissionais de saúde e 28.477 indígenas no Maranhão.

Na segunda etapa, que tem início 22 de março, serão vacinadas 131.199 gestantes, 430 mil portadores de doenças crônicas com idade até 60 anos e 188 mil crianças entre 6 meses e dois anos de idade. Esta etapa se estende até o dia 2 de abril.

A terceira etapa, destinada a população jovem de 20 a 29 anos, tem início dia 5 de abril e irá vacinar mais de 1 milhão de pessoas e se estende até 23 de abril. A quarta etapa, entre os dias 24 de abril a 7 de maio, destina-se a população com mais de 60 anos com doenças crônicas e a segunda dose em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos de idade. A última etapa da campanha, no período de 10 a 22 de maio, irá vacinar 835. 471 mil pessoas entre 30 a 39 anos.

Jakeline Rios explicou que o calendário da vacinação foi criado em função dos grupos vulneráveis, ou seja, aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer.

"O Maranhão, na primeira onda da pandemia da doença, que aconteceu entre junho a dezembro do ano passado, registrou 42 casos confirmados em laboratório, sem nenhum óbito. A vacinação está sendo adotada a fim de evitar uma possível segunda onda do vírus" finalizou.

De acordo com informações de Mildes Pereira, a entrega das vacinas está sendo feita normalmente para as Unidades Regionais de Saúde que fazem a distribuição aos 217 municípios e que o Estado já mantém essa rotina em função das três campanhas anuais de vacinação que já realizam, que são: 2 campanhas contra paralisia infantil e a campanha de vacinação do idoso que é feita todo ano, no mês de abril.

As informações são da Secom.

Nenhum comentário: