segunda-feira, 8 de março de 2010

BACABAL: A HORA DA RENOVAÇÃO

Carlinhos Florêncio

Bacabal nunca esteve um momento tão especial para uma grande renovação no campo político como agora. As grandes lideranças como Zé Vieria e João Alberto precisam abrir espaço para a juventude que darão continuidade a novos projetos e sustentação a seus grupos políticos. Até agora, o deputado Zé Vieira foi o político que mais renovou e revelou nomes na política local. Pelas mãos de Zé Vieira foram eleitos três deputados estaduais: Pedro Alves, Elígio Almeida e Fátima Vieira; um prefeito, Dr. Lisboa e um vice-prefeito, Dr. Júnior. Sem a indicação de Vieira nenhum desses chegaria a lugar nenhum.

Jura Filho
Do outro lado, a renovação não tem acontecido com a mesma intensidade, até agora, João Alberto revelou apenas o deputado Jura Filho, que hoje independe de Bacabal para sua reeleição. Tenta agora emplacar também o Secretário Estadual de Esporte Roberto Costa que não tem identidade com a região. Outro projeto do Vice Governador parece difícil de concretização, a eleição para deputado Federal do vereador Alberto Filho. Mesmo assim é um nome que poderá se fortalecer para um embate futuro, vai depender do seu desempenho nesta eleição.

De qualquer maneira, a renovação será inevitável, ela não resistirá ao tempo. O projeto Carlinhos Florêncio parece bem mais consistente, elegendo-se deputado estadual e Zé Vieira deputado Federal, dificilmente serão derrotados nas eleições de 2012, ou será Vieira ou Carlinhos o candidato a prefeito. Já do lado da situação a coisa ainda está indefinida, João Alberto e Taugi querem a vaga; Nonato Chaves também; Zé Alberto quer que seja Alberto Filho e o prefeito Dr. Lisboa ninguém pode contar, pois na hora certa poderá tomar outras decisões. O caminho natural poderá ser a fragmentação em dois ou mais grupos dificultando a permanência no poder. É aguardar para conferir.

Nenhum comentário: