quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desvio em Satubinha pode chegar a R$ 5 mi

SÃO LUÍS - Os desvios de recursos de programas federais destinados à prefeitura de Satubinha (272km de São Luís) podem chegar a R$ 5 milhões. É o que a Controladoria Geral da União (CGU) estima com base nas movimentações financeiras das contas da prefeitura. Ontem, quarta-feira (31), a Polícia Federal, em parceria com a CGU, realizou a Operação Rapina VI e prendeu em flagrante o prefeito de Satubinha, Antônio Rodrigues de Melo, e o secretário municipal de Planejamento, Franciso José Teixeira Silva. Eles foram transferidos, por volta das 12h, da Superintendência da PF em São Luís para o Presídio São Luís, em Pedrinhas (foto).

Nessa operação, a PF flagrou o crime de desvio de verba federal numa etapa posterior àquela flagrada no município de Serrano do Maranhão, quando em 19 de março, o prefeito Vagno Pereira e seu irmão, Elton Pereira, foram flagrados logo depois de sacar recursos da prefeitura na "boca do caixa", o que é ilegal. Em Satubinha, os recursos já tinham sido sacados, ilegalmente, e os gestores estavam fraudando a prestação de contas do município referente ao ano de 2009. "O que constatamos é que esses prefeitos fazem os saques ilegais e apenas quando têm que fazer a prestação de contas é que vão tentar justificar o uso desses recursos, fraudando licitações, fazendo o processo ao contrário. Do cheque para a licitação", explica o delegado-corregedor da Polícia Federal, Gustavo de Sousa.

Há indícios, ainda, que em Satubinha estavam prestando serviços pessoas ligadas a um escritório de contabilidade envolvido em fraudes descobertas na Operação Rapina I, realizada em 2007. Segundo a PF, caso seja comprovado o envolvimento, novamente, desse escritório de contabilidade, isso pode resultar em prisão preventiva às pessoas envolvidas no crime.

Portal Imirante

Nenhum comentário: