sábado, 20 de março de 2010

Justiça cassa prefeita e vice de Presidente Dutra

A prefeita reeleita de Presidente Dutra, Irene Soares (PRB), e o vice José Nunes Martins, o Zezão (PDT), foram cassados novamente, nesta sexta-feira (19), por decisão da juíza Rosa Maria Duarte (54ª Zona Eleitoral). Eles já haviam sido cassados no final do passado, mas nem deixaram o cargo por conta de uma liminar do juiz do Tribunal Regional Eleitoral Magno Linhares. Irene e Zezão se esconderam para não serem notificados, impedindo o cumprimento imediato da sentença de primeiro grau. Com isso, ganharam tempo para recorrer ao tribunal.

Nessa nova sentença, Rosa Duarte não determinou o afastamento dos dois, justamente, para evitar que o fato se repetisse. Irene e Zezão só devem deixar a prefeitura após eventuais recursos ajuizados no TRE. Eles foram multados em R$ 10 mil. A decisão da juíza diz que deve haver nova eleição porque a prefeita teve 51,59% dos votos contra 48,41% do segundo colocado Juran Carvalho, então no PSB e hoje no PV.

Na primeira condenação, uma das principais acusações é de doarem material de construção para os eleitores Aldecina Araújo, Rosilene Alves Lima e um senhor conhecido como Cleber da Borracharia. Além disso, acusados de abusarem do poder econômico ao utilizarem cerca de 70 carros de som na campanha.

Agora, além desses fatos, foram acusados de asfaltarem ruas da cidade após promessas feitas em comícios, doarem terrenos públicos para eleitores dos povoados Angical e Miranorte e material de construção, crime flagrado pela promotora da cidade.

No dia 28 de setembro, um ônibus escolar do município com adesivos da então candidata à reeleição foi apreendido abarrotado de telhas e tijolos que eram distribuídos aos moradores. O motorista Valdete Mamédio Ferreira foi preso. Nessa sentença, Rosa Duarte pede abertura de inquérito contra ele na Polícia Federal por ter mentido em juízo.

Segundo os advogados Eder Lima, Yara Macedo e Ezequiel, autores da ação, as provas contra Irere e Zezão são irrefutáveis e o afastamento deles da Prefeitura de Presidente Dutra é apenas uma questão de tempo.

Imirante

Nenhum comentário: