quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cinco mil caranguejos apreendidos em Peritoró


SÃO LUÍS - Agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam ontem à tarde, em Peritoró (Km 422 da BR 316), cinco mil caranguejos que estavam sendo transportados no Ford/Cargo, placa BXC-6493/PE, conduzido por Sebastião Arruda Carvalho Rabêlo. Os caranguejos foram capturados na cidade de Cândido Mendes-MA e seriam comercializados em Fortaleza-CE.


A ocorrência foi encaminhada ao Ibama que restituirá os crustáceos ao seu habitat natural, as áreas de mangue. Hoje pela manhã, os caranguejos foram soltos em um manguezal no Araçagi. De acordo com o que determina a Portaria n° 17, publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de janeiro deste ano, nos períodos de 22 a 31 de janeiro, 20 a 29 de fevereiro e 22 a 31 de março de 2008, está proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie de caranguejo Ucides cordatus, popularmente conhecida como caranguejo-uçá.


O objetivo da medida é proteger a reprodução desses animais, que nessa época deixam suas galerias para se deslocar pelos manguezais para acasalamento e liberação de ovos.O transporte e a comercialização de caranguejos deverão estar acompanhados, desde a sua origem até seu destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio. A última grande apreensão de caranguejos pela PRF também ocorreu em Peritoró, que em 2007 apreendeu 20 mil caranguejos em um caminhão vindodo município de São João Batista e acionou o Ibama. Foi constatado que o veículo era de Aracaju (SE) e que há quinze anos repetia o ato de retirar caranguejos no Maranhão.
Fonte: Portal Imirante

Nenhum comentário: