quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TRE descarta fraude na eleição em Caxias


SÃO LUÍS - A corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargadora Nelma Sarney (foto), disse que não houve qualquer violação em urnas eletrônicas, nas eleições municipais de outubro, em Caxias.A afirmativa foi feita pela magistrada durante entrevista coletiva à imprensa, na tarde de hoje, na sede do TRE-MA.

Para a desembargadora Nelma Sarney, tudo não passou de equívocos e suspeitas feitas pelos analistas de sistema Gledston Reis e Gladston de Oliveira.Ambos confirmaram em entrevistas a TV Bandeirantes, que “fatos estranhos” poderiam configurar fraude em 10 urnas eletrônicas, inspecionadas por determinação da própria Justiça Eleitoral.A corregedora Nelma Sarney disse que o pedido de inspeção foi solicitado à Justiça Eleitoral por representantes da coligação “Melhor Para Caxias”, que tinha como candidata a ex-prefeita Márcia Marinho (PMDB). “Foram justamente os dois analistas que emitiram um relatório levantando suspeitas sobre o processo de votação”, declarou a desembargadora.

Ela ressaltou que o pedido de verificação das urnas eletrônicas foi feito fora do prazo, já que o limite ia até às 19h, do segundo dia após a divulgação do resultado das eleições.Nelma Sarney declarou que os próprios técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam que os dois analistas, à serviço da coligação “Melhor Para Caxias”, cometeram erros por desconhecimento do processo. “Ficou constatado que não houve qualquer suspeição do processo de votação”, enfatizou a corregedora do TRE-MA.Ela disse ainda que o juiz eleitoral de Caxias, Clésio Cunha, acabou se preciptando por não aguardar o resultado que o TSE estaria fazendo dos laudos fornecidos pelos técnicos da coligação. “Automaticamente, ele (o juiz) encaminhou para a Polícia Federal para que investigasse a questão. Tomamos conhecimento só após a reportagem da TV Bandeirantes”, afirmou Nelma Sarney.


Fonte: Portal Mirante

Nenhum comentário: