quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Roseana Sarney deve se licenciar para cirurgia


BRASÍLIA - A senadora Roseana Sarney (PMDB) deverá submeter-se a uma nova cirurgia, provavelmente depois do Carnaval, devido a um aneurisma de seis milímetros na área cognitiva do cérebro. Ela está consultando especialistas e a expectativa é de que saia de licença dentro de algumas semanas e viaje para Ilha do Curupu, um de seus lugares favoritos, para descansar e fugir da agitação do Congresso Nacional.
Há cerca de uma semana, Roseana Sarney descobriu que tem um aneurisma (dilatação anormal de uma artéria que pode romper-se) e já comunicou ao pai, o ex-presidente José Sarney (PMDB), que está decidida a fazer a cirurgia. Ela tomou a delicada decisão porque a convivência com o aneurisma imporia uma série de limitações à sua vida. Além de não poder fazer exercícios físicos e carregar peso, teria que manter uma rotina totalmente sem estresse, o que na política é considerado praticamente impossível.Sem demonstrar abatimento, a senadora já mudou alguns hábitos para enfrentar a nova cirurgia, prevista para fevereiro.
O primeiro foi parar de fumar há uma semana. O aneurisma foi descoberto por acaso durante “check-up” anual, no qual Roseana Sarney foi orientada a retirar um sinal do rosto. Por isso ela circulava ontem no Congresso Nacional com um curativo no nariz, que escondia 12 pontos.CirurgiasEsses contratempos têm sido uma constante na vida da senadora maranhense. Ela foi operada pela primeira vez em 1973, aos 19 anos. Removeu o apêndice e um cisto no ovário. Em 1977 e 1979, tentando engravidar, passou por mais duas cirurgias de ovário.
Sarney não esconde a preocupação com o estado da filha e preferia que ela adiasse ao máximo a delicada cirurgia que deverá demorar horas. A caixa craniana da senadora terá que ser aberta para que o aneurisma seja cauterizado por uma laparoscopia. Ele, no entanto, conhece a resistência da filha, que já passou por outros momentos tão delicados quanto este. Este ano mesmo, ao cair de um patinete quando brincava com um dos netos, ela quebrou o pulso da mão direita. Foi operada para instalar pinos no pulso e depois para retirá-los.

Fonte: Portal Imirante

Nenhum comentário: