terça-feira, 20 de abril de 2010

Pesquisas para consumo interno estimulam candidatos no Maranhão

DO BLOG DO LUIS CARDOSO

Os três principais pré-candidatos ao cargo de governador do Estado, Roseana Sarney, Jackson Lago e Flávio Dino, comemoram com os resultados obtidos por pesquisas feitas para consumo interno dos seus partidos. Vale ressaltar que nenhuma consulta foi registrada no TRE para que tenha efeito de publicação.

No terreiro de Roseana Sarney reina aparente alegria. Seus aliados informam que dois institutos apontam que a governadora teria ultrapassado a casa dos 50% da intenção dos votos.
O deputado federal Sarney Filho informou ao blogue, há uns 20 dias, que seria levado ao conhecimento público resultado de uma pesquisa que apontava sua irmã governadora com 62% da preferência do eleitorado. Até agora nada.

Ontem, setores do PSB do ex-governador José Reinaldo Tavares garantiam que o pré-candidato Flávio Dino teria alcançado 19% da intenção dos votos. Porém, estavam preocupados com a subida de Jackson Lago que agora teria 32% da preferência do eleitor. Somando todos os percentuais, chega-se a 92% dos votos. O restante estaria entre nulos e indecisos.
A surpresa maior teria ficado por conta dos percentuais dados à Roseana Sarney, com apenas 41%.
Se verdadeiros ou exagerados, os números de pesquisas para consumo interno, na verdade, não são confiáveis.

Toma-se como exemplo a eleição de 2006, quando Roseana atingia 72% nas pesquisas internas e até 65% nas consultas registradas no TRE.
Roseana, para ser mais exato, nunca teve tais percentuais, como ficou comprovado após a abertura das urnas no primeiro turno.

www.luiscardoso.com.br

Nenhum comentário: