sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Duplicação da BR-135 está no PAC

SÃO LUÍS - Aduplicação da BR-135 no trecho entre São Luís e Bacabeira será incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que será lançado em 26 de março. A notícia foi anunciada na manhã de ontem pelo deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA), durante pronunciamento no plenário.

O pedido de investimento foi feito pelo parlamentar, que fez uma indicação encaminhada à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitando a inclusão da rodovia na extensão do novo PAC, mais conhecido como PAC-2. O projeto de duplicação da BR-135 será dividido em três etapas. A primeira vai de São Luís a Bacabeira. O segundo trecho abrange os quilômetros entre Bacabeira e Itapecuru-Mirim. A última fase irá de Itapecuru-Mirim até Miranda do Norte.

"A BR-135, que chega à nossa Capital, está sendo chamada de 'BR da morte', principalmente no trecho de Campo de Perizes. O PAC- 2 vai para o primeiro trecho, São Luís a Bacabeira, não só pelo volume de acidentes que ele apresenta, mas também devido à chegada da nova refinaria Premium", explicou Pedro Fernandes.

A empresa responsável pelo projeto de duplicação deverá entregá- lo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até o dia 10 de março. Logo em seguida, será aberto processo de licitação, que durará aproximadamente quatro meses. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

Pedro Fernandes explicou que o orçamento não está fechado. "Só saberemos quando a empresa terminar o projeto". Ainda assim, ele comemorou a inclusão e disse que é um resultado de uma luta constante. "Essa é uma luta que já vem de muito tempo. Lutamos e conseguimos, com o ministro Alfredo Nascimento e com o DNIT, elaborar um projeto. Agora faltavam recursos para construí-lo", lembrou. O deputado disse ainda que será uma obra grande, mas que valerá a pena. "Há de se afastar adutoras, há de se afastar as ferrovias para que se faça ali uma obra gigantesca para melhorar o trânsito, melhorar o fluxo, melhorar a segurança no trânsito", concluiu.

Imirante

Nenhum comentário: