domingo, 20 de setembro de 2009

Barriga em excesso pode ser sinal de perigo


Achei importante a matéria abaixo e resolvi postar aqui no blog como orientação aos amigos que teimam em se cuidar.(boa leitura)


A gordura visceral, aquela que se acumula na barriga, é muito comum nos homens. Ela é muito mais perigosa do que esteticamente incômoda. Valeska Leite Siqueira Marin, cardiologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica os riscos. “Essa gordura está relacionada à resistência periférica à insulina, à síndrome metabólica e a doenças como diabetes, dislipidemia, hipertensão e do coração.”

De acordo com a médica, metade da população apresenta sobrepeso. “A prevalência de obesidade é ligeiramente maior nas mulheres. Segundo pesquisa recente, acomete cerca de 14% das mulheres e 11% dos homens, na faixa entre 26 a 55 anos”. E ela lembra que os hábitos saudáveis devem começar cedo, pois estar acima do peso é um problema que acomete as pessoas cada vez mais jovens.

Como a obesidade abdominal está bastante relacionada às doenças cardiovasculares, a medida da circunferência abdominal (CA) passa a ser de grande importância para a população, de acordo com a médica. “São considerados valores alterados de CA acima de 102 cm para homens e de 88 cm para mulheres. Até esses números, podemos considerar aceitáveis.”

Sendo assim, as medidas acima disso significam mais chances das doenças mencionadas (hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia), e de doenças cardiovasculares. “Principalmente a angina e o infarto do miocárdio, que tem incidência comprovadamente aumentada com a obesidade central. A mortalidade neste grupo de pacientes é maior do que naquele onde não há sobrepeso ou obesidade”, afirma.

Outros problemas são encontrados nesse perfil de paciente. “A hipertrofia do ventrículo esquerdo (aumento da espessura do músculo cardíaco) é comumente encontrada em pacientes obesos. Assim como o aumento dos níveis de ácido úrico e alterações do sistema da coagulação (predispondo à trombose) também são observadas”. E a lista de doenças vai longe...

A orientação da médica é encarar a perda de peso como uma maneira de reduzir as possibilidades de surgimento dessas doenças e do aumento da mortalidade, não como uma medida estética. As dicas não poderiam ser outras: atividade física e hábitos alimentares saudáveis são a solução. E não se iluda achando que fazer uma lipoaspiração resolve.

Vitorio Maddarena Junior, que é cirurgião plástico, explica que a gordura parietal é a que está na parede, logo abaixo da pele. Já a gordura visceral é aquela que está nas vísceras, nos órgãos, entremeada nos tecidos. “Nosso intestino tem, mais ou menos, de 6 a 8 metros e prende-se às costas por uma membrana de cerca de 10 a 18 cm em toda a extensão, chamada de mesentério.”

O médico explica que o mesentério é um dos depósitos de gordura do organismo. “Quando ele aumenta de volume, causa a barriga do chope”. E essa gordura não pode ser retirada com uma cirurgia plástica. “Com uma lipoaspiração, a gordura removida é a parietal, ou seja, a que está logo abaixo da pele.”

Vladimir Maluf

Nenhum comentário: