terça-feira, 24 de março de 2009

SUS terá novo medicamento para tuberculose

SÃO PAULO - O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (23), que a partir do segundo semestre de 2009 o Sistema Único de Saúde (SUS) terá um novo medicamento para tratar a tuberculose. Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dose Fixa Combinada (DFC) aumentará o número de drogas para o tratamento de três para quatro e reduzirá a quantidade de comprimidos diários de seis para dois.

Além de baratear o custo dos medicamentos, a mudança pretende aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 8% dos pacientes com tuberculose abandonam o tratamento antes da cura. A taxa de abandono recomendada pela OMS é de menos de 5%.

Ainda de acordo com o ministério, em alguns pacientes, especialmente nos que abandonam o tratamento antes da cura, desenvolvem-se bacilos mais resistentes às drogas ministradas. A DFC vai, portanto, combater a resistência do bacilo de Koch aos medicamentos. Até agora, apenas cinco países do mundo, entre eles o Brasil, não utilizam a DFC para tratar a tuberculose.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário: