terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Raimundo Lisboa usa entidade da saúde para “turbinar” sua candidatura à presidência da Famem.

O prefeito reeleito de Bacabal, Raimundo Lisboa (PDT), estaria usando o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) para “turbinar” sua candidatura à presidência da Famem (Federação das Associações dos Municípios do Maranhão). O conselho é quem decide o percentual a ser repassado para os municípios de todo o recurso da área de saúde.
Segundo alguns prefeitos ouvidos pelo blog, Lisboa (fot0) e seus aliados estão prometendo aumentar a distribuição desse dinheiro para as prefeituras cujos titulares apoiarem sua candidatura. O Cosems funciona como uma verdadeira “máfia” no Maranhão.
Seus membros são poucos conhecidos, quase ninguém sabe onde funciona a entidade e conseguir cópia do seu estatuto ou descobrir o dia exato da eleição são missões quase impossíveis. O conselho é controlado em sua maioria por prefeitos médicos como Lisboa.
Sua “atuação” só vem à tona em período de eleição na Famem. Um dos integrantes mais conhecidos do Cosems é o carnavalesco Lílio Guega. Ele já foi secretário de saúde de vários municípios apenas para permanecer na entidade. Uma das últimas secretarias que passou foi justamente a de Bacabal.
Ex-membro do conselho, o prefeito Gildásio Ângelo da Silva (Poção de Pedras), integra a chapa de Lisboa. Durante a inscrição da chapa do pedetista semana passada, ele e outros membros do Cosems fizeram questão de estar presentes, aumentando as suspeitas do uso político do órgão em favor do prefeito de Bacabal.
Só para se ter uma idéia da força do Cosems: atual presidente da Famem, Cleomar Tema deve virar secretário de Saúde de Tuntum, onde acaba de deixar o cargo de prefeito, apenas para poder disputar a presidência da entidade. Deve bater chapa com a secretária de Saúde de São Luís e vice-prefeita, Helena Duailibe (PSB).

Nenhum comentário: