sábado, 29 de maio de 2010

PT entra com representação no TSE contra programa do DEM

O PT apresentou representação nesta sexta-feira (28) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o DEM e o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, por antecipar a campanha no programa partidário da legenda exibido em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (27).

Na ação, o advogado do PT, Márcio Luiz Silva, afirma que a sigla violou a lei eleitoral ao veicular propaganda partidária com participação de político não filiado ao partido. Além disso, em lugar de divulgar as diretrizes do partido, segundo PT, o DEM teria usado o espaço para “pedir votos para Serra”.“Desvirtuou-se o os objetivos da propaganda partidária, fazendo propaganda antecipada, divulgando a imagem pessoal, e a promoção de filiados ao partido representado, bem como de não filiado, no caso, do sr. José Serra, claramente no intuito de alavancar sua popularidade eleitoral”, afirma o PT.

O advogado cita ainda trechos de falas de José Serra durante o programa. "Nos últimos 25 anos, como vários disseram aqui, o povo brasileiro alcançou muitas conquistas. (...) O Brasil pode ser muito mais do que é hoje”, reproduziu o partido na representação.
O PT pede à Justiça eleitoral a cassação do direito de veiculação de propaganda partidária do DEM no semestre seguinte, no rádio e na TV, além da aplicação de multa à legenda e ao beneficiário da suposta campanha irregular, o pré-candidato do PSDB.

O tucano foi personagem principal do programa do DEM veiculado em rede nacional de rádio e TV. O partido utilizou trechos do discurso de Serra feito no encontro nacional do PSDB, DEM e PPS, realizado no último dia 10 de abril, em Brasília.

Fonte G1

Nenhum comentário: