Os candidatos Augusto Lobato e Raimundo Monteiro participam hoje do segundo turno do Processo de Eleição Direta (PED) do PT. O resultado é imprevisível porque os dois conseguiram apoios importantes para o pleito de hoje. Derrotados no primeiro turno, Bira do Pindaré e Rodrigo Comerciário alinharam-se à proposta de Lobato, enquanto Edmilson Carneiro e Fransuila Lopes resolveram apoiar Monteiro.
Eles evitaram baixar o nível da campanha nesta reta final. Lobato disse respeitar o adversário, a quem apoiou em 2002, quando ele foi candidato a governador. "Nossa divergência é de posição política em relação às alianças para 2010", explicou. Já Monteiro disse que o PT "tem de avançar" se quiser chegar algum dia ao poder no Maranhão. Afirmou que, caso seja eleito, vai procurar um entendimento com o adversário, seus apoiadores e todas as correntes petistas.
No entanto, ao longo da semana, vários fatos atiçaram os bastidores do partido. O juiz Cícero Filho, do Juizado Especial da Cohab, condenou o presidente da legenda, deputado Domingos Dutra, pelos crimes de injúria, calúnia e difamação. A decisão veio em decorrência de ataques verbais feitos contra Monteiro pela imprensa em 2005, quando Dutra venceu a disputa pela presidência. Pelas mesmas declarações, ele já havia sido condenado em outra ação ajuizada pela deputada Helena Heluy.
Na terça-feira, a eleição foi parar na polícia. Aliados de Dutra registraram queixa no Plantão Central da Beira-Mar acusando a militante Rose Sousa de arrombar um armário na sede do partido para pegar alguns documentos. Ela negou o arrombamento e classificou o registro da ocorrência como o "tradicional teatrinho da turma" do atual presidente do PT do Maranhão. E denunciou que a comissão eleitoral, comandada por aliados de Dutra e Lobato, estava enviando urnas e cédulas de votação para várias cidades do interior sem o visto dos outros membros da instância.
Uma reclamação foi encaminhada à Direção Nacional, que resolveu enviar ao Maranhão um observador. O escolhido foi Wilmar Lacerda, chefe de gabinete do presidente nacional Ricardo Berzoini. O objetivo da vinda dele é evitar qualquer tentativa de fraude e principalmente brigas durante a eleição de hoje e a apuração ao longo da semana.
A votação acontecerá em todo o estado, nos municípios onde há diretórios do PT, das 8h às 18h. Augusto Lobato votará em São Luís, no Sindicato dos Bancários, no início da manhã. Já Monteiro optou por votar em Penalva, cidade que tem o segundo maior número de petistas aptos a votar no PED. Ali, cerca de mil militantes deverão votar, e por isso há também uma disputa mais acirrada entre os grupos que apóiam os dois candidatos.
Em São Luís serão mantidos os quatro locais de votação: Sindicato dos Bancários, Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Anil), Associação dos Moradores da Unidade 201 (Cidade Operária) e Teatro Grita (Anjo da Guarda).
O resultado oficial do PED só deverá ser divulgado terça-feira (8), mas a apuração paralela já indicará o eleito ainda hoje.
Fonte: Blog do Dércio Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário