terça-feira, 21 de abril de 2009

Mearim sobe e piora situação de municípios

SÃO LUÍS - A situação nas cidades atingidas pela chuva no interior do Maranhão está piorando. De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, o rio Mearim subiu mais de 40 centímetros nesta terça-feira (21). Já são 20 mil atingidos em todo o estado. Só em Trizidela do Vale, um dos municípios que é cortado pelo Mearim, 1,3 mil pessoas estão desabrigadas.

Em Bacabal e em Pedreiras, o número de desabrigados chegou a 700. Contudo, nesses dois municípios, a situação de emergência ainda não foi homologada pelo governo. Segundo o cel. Durans, da Defesa Civil, o pior cenário realmente é em Trizidela do Vale, porque as escolas onde os moradores estão alojados também já começaram a ser atingidas pela enchente. “A situação está muito difícil. Ainda temos que conversar com os novos secretários de governo para definir algumas ações. Estamos sem condições de dar o apoio material necessário aos atingidos pelas chuvas nesses municípios”, declarou o cel. Durans, afirmando que já há uma grande quantidade de colchões, lençóis e material de limpeza pronta para ser enviada aos municípios.


Segundo a Secretária de Comunicação do governo do estado, já foram enviados para Trizidela do Vale cerca de 500 colchões, remédios para vários tipos de doenças, entre outros produtos. Porém, ainda não há uma definição de visita aos locais atingidos por representantes do governo. Estava marcada uma viagem do secretário de Saúde, Ricardo Murad nesta segunda-feira, para Pedreiras e Trizidela do Vale, mas a governadora convocou uma reunião com todos os seus secretários. A Secom informou que desta reunião deverá sair uma definição da agenda e das ações voltadas para os municípios atingidos pelas fortes chuvas.


Fonte: Imirante

Nenhum comentário: