domingo, 28 de fevereiro de 2010

PCdoB, PSB e lideranças do PT reforçam pré-candidatura de Flávio Dino


Várias reuniões realizadas sexta e sábado envolvendo lideranças do PT, PCdoB e PSB deram novos passos para a consolidação de uma aliança eleitoral tendo o deputado federal Flávio Dino na disputa do Palácio dos Leões.

O PCdoB reuniu ontem todos os seus diretórios municipais para intensificar a mobilização e fortalecer a pré-candidatura de Flávio Dino. Já a direção do PSB anunciou que o partido espera apenas o prazo legal para oficializar o apoio a Dino. E 26 dirigentes petistas protocolaram no Diretório Estadual a tese de apoio à candidatura de Flávio Dino ao governo.

Ao falar ontem para cerca de 200 lideranças do PCdoB, Flávio Dino mostrou entusiasmo com os apoios que vem recebendo e deixou claro mais uma vez que não há a possibilidade de recuo em sua pré-candidatura. “Não temos plano B ou C, o plano que existe é disputar e vencer as eleições”, garantiu.

As alianças com o PSB, PT, movimentos sociais e outros partidos políticos foram destacadas por Flávio Dino como fundamentais para viabilizar a vitória de uma proposta que represente a renovação e a mudança. “Temos a garantia do apoio do PSB e acreditamos que os companheiros do PT definirão em seu Congresso Estadual a renovação da aliança que já tem conosco há muitos anos”, revelou.

As manifestações de lideranças do PCdoB, PSB e PT em defesa da candidatura de Flávio Dino serão feitas a partir de agora em vários municípios, a exemplo do que aconteceu na quarta-feira, 24, em Imperatriz. Foi o que várias lideranças acertaram em reunião realizada na sexta à noite.

Unidade Popular – Na reunião comunista, a aliança com o PT e PSB foi um dos assuntos predominantes. Em relação ao PT, Flávio Dino resgatou a relação que tem com o partido e o compromisso com a vitória da ministra Dilma Rousseff à presidência da República. “Fui ao Congresso Nacional do PT, conversei com muitas lideranças do partido e ouvi várias declarações de apoio”, disse.

A reunião definiu que o partido irá desencadear uma campanha de mobilização em todos os municípios para fortalecer a pré-candidatura de Flávio Dino. A determinação dada aos diretórios municipais é para que procurem os outros partidos nos municípios e as entidades dos movimentos sociais. “A tarefa que temos é gigantesca e só conseguiremos desempenhá-la bem se estiveremos unidos a outros partidos e entidades”, destacou o Secretário de Organização e membro do Comitê Central, Gérson Pinheiro.

O Imparcial

Enchente 'de calendário' ainda é ameaça para Trizidela do Vale

O Jornal pequeno traz uma matéria sobre a enchente do Rio Mearim e a preocupação da população de Trizidela do Vale com a aproximação do inverno. Abaixo a matéria na íntegra:

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Quase um ano após a cheia do Mearim ter deixado cerca de 90% do município debaixo d’água, nada foi feito para evitar uma nova tragédia

O presidente Lula e a ocupante do governo maranhense Roseana Sarney só fizeram ‘marketing da enchente’ ao sobrevoar áreas inundadas

POR OSWALDO VIVIANI

Ainda estão na memória de muitos maranhenses – e até de gente de outros cantos do Brasil – as cenas da tragédia, provocada em abril e maio do ano passado pela cheia do rio Mearim, em Trizidela do Vale, município com pouco mais de 18 mil habitantes, localizado a 276 km de São Luís. Hoje, quase um ano depois que toda a parte baixa da cidade (aproximadamente 90% do município) foi coberta pelas águas, deixando 17 mil pessoas desabrigadas, 3 mortas e um prejuízo de mais de R$ 20 milhões, a situação de vulnerabilidade de Trizidela é a mesma. “Nada mudou. Se acontecer este ano uma enchente como a do ano passado, em que o rio subiu mais de 6 metros, a tragédia vai se repetir”, admitiu ao JP na Estrada o próprio prefeito de Trizidela, Jânio de Sousa Freitas, o “Jânio Balé” (PDT), que está em seu segundo mandato.

“A enchente virou um evento que já faz parte do calendário da população de Trizidela. E muita gente inclusive já se prepara de antemão para tirar proveito dela, como donos de canoas, lanchas, carros, caminhões, que cobram caro para ajudar a retirar as pessoas das áreas de risco. Se aproveitam da tragédia”, disse o prefeito. Para Jânio Balé, a única medida que resolveria o problema seria a mudança da cidade de lugar, ou seja, a transferência para áreas altas de casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos localizados a menos de 2 km das margens do rio Mearim (veja na página 2).

Cidadania torta – A noção enviesada de cidadania, que faz pessoas tirarem proveito de uma catástrofe natural sazonal, se estende, em Trizidela do Vale, a outras situações. São comuns, no desenrolar da tragédia, casos de moradores que recebem do Poder Público e de doadores particulares colchões, kits dormitórios, filtros e alimentos e os vendem a comerciantes da região, que fazem plantão na cidade assim que o Mearim começa a subir.

cheia do rio Mearim continua sendo uma ameaça, que no ano passado serviu
para marketing pessoal de Roseana, Lula e o ‘aspone’ Francisco Escórcio

Mas o caso mais grave de cidadania torta em Trizidela é o de moradores de áreas de risco que são beneficiados com casas construídas com dinheiro público em locais aos quais as águas não chegam, e a seguir vendem ou alugam os imóveis, voltando a morar na beira do rio. O JP na Estrada confirmou essa situação num conjunto de 100 casas construído na administração anterior, de Paulo Antonio Barros da Silva, o “Paulo Maratá” (hoje no PRTB). (veja na página 3).

‘Marketing da enchente’ – Confirmamos também o jogo de cena marqueteiro dos governos estadual e federal à custa da enchente do ano passado – tão condenável quanto a ação dos oportunistas que tiram proveito financeiro da tragédia.

No auge da cheia, jornais e blogs da oligarquia sarneysista divulgaram a foto da ocupante do governo maranhense Roseana Sarney Murad (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoando a área alagada e prometendo todo tipo de ajuda aos municípios maranhenses atingidos. Até o “aspone” Francisco Escórcio tirou uma “casquinha” da tragédia, visitando a região afetada a bordo de um helicóptero do Exército.

Os passeios aéreos, no entanto, só serviram para a autopromoção de Roseana, Escórcio e Lula. O prefeito Jânio Balé conta: “Eles nem sobrevoaram Trizidela do Vale. E a ajuda tanto federal como estadual chegou tarde, quando o município já havia providenciado, com seus próprios recursos, medidas emergenciais, como aluguel de caminhões, abrigos, cestas básicas etc.”.

O prefeito também lembrou que o governo Lula, o mesmo que pareceu expressar preocupação com a grande enchente de 2009, nem se deu ao trabalho de dar retorno ao Município sobre um projeto para desassorear o rio Mearim, enviado ao governo federal (Ministério da Integração Nacional) no primeiro ano da gestão Jânio Balé (2005). As obras de macrodrenagem custariam R$ 10 milhões e resolveriam, segundo Balé, “70% do problema das enchentes”.

Enquanto soluções definitivas para a “enchente de calendário” vão ficando pelo caminho por razões diversas, a Prefeitura de Trizidela do Vale tenta novamente convencer parte das mais de 6 mil pessoas que vivem na área de risco de inundação a se transferir para casas construídas longe do rio Mearim. O projeto de habitação beneficiará 270 famílias, mas só as que têm moradia de taipa à beira do rio. O beneficiado terá de assinar um contrato pelo qual fica proibido, por 5 anos, de alugar ou vender o imóvel recebido.

A Prefeitura também tenta evitar os efeitos catastróficos de uma nova cheia pressionando o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) a controlar a vazão da barragem do rio Flores, localizada em Joselândia (a mais de 90 km de Trizidela). Para a Prefeitura, a enchente de 2009 só se tornou a pior dos últimos 35 anos porque não houve manutenção da barragem – abertura e fechamento periódicos das comportas – antes de começarem as chuvas, o que fez com que a barragem “sangrasse” pelas laterais, correndo sério risco de se romper. As águas liberadas pela barragem chegaram rapidamente em Trizidela, causando a elevação repentina em mais de 4 metros do nível do rio Mearim num dia em que nem chovia na cidade e pegando a população desprevenida.

DILMA CADA VEZ MAIS FORTE


Diferença entre Dilma e Serra cai para quatro pontos percentuais, diz Datafolha

RIO - A diferença entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República, e o governador paulista José Serra (PSDB) na preferência dos eleitores caiu 14 para 4 pontos percentuais de dezembro até agora. É o que mostra pesquisa do Datafolha, publicada na edição deste domingo do jornal "Folha de São Paulo".

Segundo o levantamento, a ministra subiu cinco pontos percentuais na intenção de votos e atingiu 28%. No mesmo período, a participação de Serra caiu de 37% para 32%.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro com 2.623 eleitores maiores de 16 anos. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas ainda não é possível falar em empate técnico entre os dois candidatos.

O Globo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Flávio Dino lança candidatura em encontro na Federação das Indústrias

Ao participar na sexta-feira, 26, do encontro da bancada federal maranhense com a classe empresarial, na Federação das Indústrias, o deputado federal Flávio Dino (PC do B) reafirmou sua condição de pré-candidato ao governo do estado. Segundo ele, uma ampla aliança progressista está sendo formada pelos partidos PC do B, PCB, PPS, PSB, PRB e o PT para sustentar seu projeto de chegar ao Palácio dos Leões.

Indagado sobre qual a possibilidade deste projeto não vingar, Dino disse que esta seria de 1%, se o PT não entrar na aliança e os demais partidos decidirem tomar outro rumo, mas está convencido de que terá o apoio dos petistas. O deputado disse ainda que não inclui o PDT no seu projeto de alianças porque o ex-governador Jackson Lago é candidato declarado a governador, portanto não faz sentido convidá-lo a mudar de projeto.

sobre o encontro
Na presença dos empresários, Flávio Dino exibiu um exemplar do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial, editado pela Fiema, e apresentou como a base do seu programa de governo, ou seja está disposto a apoiar todos os projetos que venham a fortalecer a economia do Maranhão.

O encontro na Fiema foi para debater os projetos que tramitam no Congresso Nacional e precisam de urgência na votação até porque são fundamentais para o desenvolvimento econômico do País. Coube ao presidente do Sindicato da Indústria de Ferro Gusa, Cláudio Azevedo, listar os projetos, que são treze, que merecem atenção prioritária do empresariado. O presidente da Fiema, Edilson Baldez, disse que outros encontros desse tipo serão realizados ao longo deste ano.

O imparcial

Bacabeira realiza seminário para microempresários

Com o objetivo de esclarecer ponto a ponto da lei que institui o Estatuto Municipal da Micro e Pequena Empresa, em vigor em Bacabeira desde o mês de dezembro do ano passado, a prefeitura de Bacabeira promove hoje o Seminário: Conhecendo a Lei Geral para Micro e Pequenos Empreendedores.

O evento conta com o apoio do Sebrae/Ma e será realizado no salão da Igreja Batista, a partir das 8h00min.

A abertura do seminário será feita pelo prefeito José Venâncio Correa Filho, o Venancinho. Além da fala do prefeito, estão programadas duas palestras: Conhecendo a Lei a Geral da Micro e Pequena Empresa, que será ministrada por um represente do Sebrae/Ma; e Uso do Poder de Compra do Município como Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, Impacto da Lei Geral e do Decreto Federal nas Licitações e Contratos, cuja exposição será feita pelo secretário de Administração e Planejamento de Bacabeira, Francisco Moura.

Instituído pela Lei 244/09, com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Estatuto Municipal que estabelece as normas gerais relativas ao tratamento a ser dispensado às microempresas e às empresas de pequeno porte entrou em vigor em Bacabeira em dezembro do ano passado. No Maranhão, o município é o 24º do estado a implantar a legislação.

Aprovado pela Câmara por indicação do poder executivo, o documento municipal foi elaborado como base a Lei Geral – sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2006, que estabelece uma série de benefícios aos micro e pequenso empreendedores, tais como a redução da carga tributária, a simplificação do processo de abertura, alteração e encerramento de micro e pequenos negócios; dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias; facilitação do acesso ao crédito e ao mercado; preferência nas compras públicas; estímulo à inovação tecnológica; parcelamento de dívidas tributárias para adesão ao Simples Nacional, entre outras.

Marco D'Eça

VOLTANDO PARA O SACO DAS ALMAS


O DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS DUTRA,(PT), AFIRMOU EM ENTREVISTA A RADIO EDUCADORA, QUE CASO SEJA FIRMADA UMA COLIGAÇÃO ENTRE O SEU PARTIDO E O PMDB DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. ELE NÃO SERÁ CANDIDATO A REELEIÇÃO E ABANDONARA A POLITICA, PASSANDO ADVOGAR. DUTRA,TAMBÉM CRITICOU O SEU COLEGA DE PARLAMENTO DEPUTADO FEDERAL WASHINGTON LUÍS,(PT), QUE SEGUNDO ELE, ESTARIA FAZENDO NEGOCIAÇÕES ESCUSAS EM NOME DO PARTIDO DOS TRABALHADORES,PARA TENTAR VIABILIZAR O SEU NOME COMO VICE NA CHAPA DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY...

silvanreporter.blogspot.com


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CHARGE ELETRÔNICA JP: O VICE DE DILMA…

Vacinação contra gripe suína será feita em 4 etapas a partir de março

O Ministério da Saúde inicia no dia 8 de março a campanha nacional de vacinação contra a gripe suína. A campanha terá quatro etapas para atender diferentes grupos prioritários e se estenderá até 7 de maio. A expectativa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é que 62 milhões de pessoas sejam imunizadas contra o vírus H1N1 - cerca de um terço da população brasileira. Idosos com mais de 60 anos e sem doença crônica não receberão a vacina contra a gripe suína - serão imunizados apenas contra a sazonal.

"O Brasil não está propondo vacinar toda a população. Nenhum país fez isso", disse o ministro, ontem, em Brasília. "Vacinar um terço da população já provocará uma redução enorme na circulação viral. Estamos diminuindo a possibilidade de que outras pessoas adquiram a doença", afirmou. O objetivo do governo federal não é acabar com a circulação do vírus, mas sim reduzir os casos graves da doença e as mortes.

Na primeira etapa, que vai de 8 a 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e outras pessoas que trabalham em hospitais, e a população indígena. Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, a vacina será disponibilizada para as pessoas com doenças crônicas, como obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida), diabete, imunodeprimidos, doenças hepáticas, renais e hematológicas (mais informações nesta página).

No mesmo período serão vacinadas as crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos. Elas vão receber duas meias doses - a segunda deverá ser tomada 21 dias após a primeira.

As gestantes também serão atendidas na segunda fase da campanha, mas o prazo será um pouco maior - elas terão até o dia 7 de maio para se vacinar. Poderão receber a dose grávidas em qualquer período da gestação. Na terceira etapa, de 5 a 23 de abril, serão imunizados os adultos com idade entre 20 e 29 anos. A última fase, que vai de 24 abril a 7 de maio, vacinará os idosos com doenças crônicas.

Além da dose contra o vírus H1N1, eles serão imunizados no mesmo dia contra a gripe sazonal, como parte da campanha anual contra a gripe comum.

"Quem tem mais de 60 anos e possui uma doença crônica tomará duas vacinas no mesmo momento: em um braço, a vacina contra a gripe sazonal e no outro, contra a gripe comum", explicou Temporão.

O Estadão

Duplicação da BR-135 está no PAC

SÃO LUÍS - Aduplicação da BR-135 no trecho entre São Luís e Bacabeira será incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que será lançado em 26 de março. A notícia foi anunciada na manhã de ontem pelo deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA), durante pronunciamento no plenário.

O pedido de investimento foi feito pelo parlamentar, que fez uma indicação encaminhada à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitando a inclusão da rodovia na extensão do novo PAC, mais conhecido como PAC-2. O projeto de duplicação da BR-135 será dividido em três etapas. A primeira vai de São Luís a Bacabeira. O segundo trecho abrange os quilômetros entre Bacabeira e Itapecuru-Mirim. A última fase irá de Itapecuru-Mirim até Miranda do Norte.

"A BR-135, que chega à nossa Capital, está sendo chamada de 'BR da morte', principalmente no trecho de Campo de Perizes. O PAC- 2 vai para o primeiro trecho, São Luís a Bacabeira, não só pelo volume de acidentes que ele apresenta, mas também devido à chegada da nova refinaria Premium", explicou Pedro Fernandes.

A empresa responsável pelo projeto de duplicação deverá entregá- lo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até o dia 10 de março. Logo em seguida, será aberto processo de licitação, que durará aproximadamente quatro meses. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

Pedro Fernandes explicou que o orçamento não está fechado. "Só saberemos quando a empresa terminar o projeto". Ainda assim, ele comemorou a inclusão e disse que é um resultado de uma luta constante. "Essa é uma luta que já vem de muito tempo. Lutamos e conseguimos, com o ministro Alfredo Nascimento e com o DNIT, elaborar um projeto. Agora faltavam recursos para construí-lo", lembrou. O deputado disse ainda que será uma obra grande, mas que valerá a pena. "Há de se afastar adutoras, há de se afastar as ferrovias para que se faça ali uma obra gigantesca para melhorar o trânsito, melhorar o fluxo, melhorar a segurança no trânsito", concluiu.

Imirante

Corregedoria afasta funcionários do Fórum


A Corregedoria Geral da Justiça decidiu afastar preventivamente quatro servidores do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), por suposta manipulação fraudulenta na distribuição de processos. A decisão do corregedor Antonio Guerreiro Júnior (foto) tem efeito imediato e foi tomada com base em correição extraordinária na Secretaria de Distribuição do Fórum de São Luís.

“Verifica-se (…) que são sólidos os indícios de violação dos deveres funcionais por parte dos servidores da Secretaria, que constitui, resumidamente, na suposta distribuição direcionada de processos, ao arrepio de qualquer amparo legal”, assinala trecho de parecer de processo relativo às investigações.

Guerreiro Júnior anunciou, em 11 de fevereiro, que a Corregedoria estava investigando esquema de distribuição dirigida de processos no Fórum do Calhau, em cumprimento a determinação do CNJ – fato citado em relatório do Conselho que resultou no afastamento de juízes de varas da capital. “Estamos fechando o cerco. Quem estiver envolvido será denunciado e processado”, disse o corregedor à época.

Credibilidade

De acordo com o parecer, a gravidade dos fatos requer o afastamento preventivo dos servidores investigados, seguida de observação de que a sua permanência nos cargos “inegavelmente depõe contra a credibilidade dos serviços prestados pelo Judiciário maranhense”.

A comissão terá prazo de 60 dias (a contar de terça-feira última, 23) para apresentar relatório conclusivo sobre a correição. Aos servidores citados será garantido o princípio da ampla defesa e do contraditório de cada um. No entanto, eles serão substituídos por outros lotados naquele fórum.

fonte: Portal Imirante

MP requer suspensão de processo seletivo para contratação temporária de professores

O promotor de Justiça Fábio Menezes de Miranda, titular da 2ª Promotoria
de Justiça de Chapadinha, ingressou com uma Ação Civil Pública com pedido
de Liminar, contra o Estado do Maranhão, buscando garantir a nomeação de
professores de ensino fundamental e médio aprovados no concurso público
realizado no final de 2009 e a não contratação daqueles que participaram
do Processo Seletivo Meritório para vagas temporárias.

De acordo com o promotor de Justiça, em vários casos, as vagas disponíveis
para contratação temporária são nas mesmas disciplinas para as quais foi
realizado o concurso público e nas quais o número de aprovados no certame
seria suficiente para suprir as vagas disponibilizadas no processo
seletivo. No entanto, o governo estadual vem priorizando a celebração dos
contratos temporários, em detrimento dos aprovados excedentes no concurso
público. “A contratação temporária deveria ser feita apenas para
complementar o quadro nos casos em que não fossem preenchidas todas as
vagas em concurso público”, afirmou, na ação, o promotor Fábio Miranda.

No entendimento do Ministério Público, esse tipo de prática fere os
direitos dos candidatos aprovados no concurso e classificados em número
excedente ao de vagas, já que eles não estão sendo nomeados porque outras
pessoas são contratadas para exercerem as mesmas funções, nos mesmos
cargos, para os quais eles foram aprovados.

“Fatos dessa natureza tem se tornado uma constante, já que o Estado do
Maranhão não vem cumprindo sua obrigação legal de realizar concursos
públicos para o provimento suficiente de vagas no seu quadro efetivo,
fazendo a contratação temporária de servidores, que se renova a cada ano,
muitas vezes sem critérios objetivos e, quase sempre, com finalidades
eleitoreiras, principalmente em ano de realização de eleições estaduais”,
explicou Fábio Miranda.

Ainda segundo o promotor, o processo seletivo para contratação temporária
de servidores desobedece às normas legais, em especial à Constituição
Federal, é ilícito e viola o interesse da coletividade, já que o acesso ao
serviço público deve ser garantido a todos aqueles que preencham os
requisitos necessários e tenham sua capacidade aferida por concurso
público.

No pedido de Liminar, o Ministério Público requer que o Estado do Maranhão
seja proibido de realizar contratações temporárias enquanto não forem
nomeados todos os aprovados no concurso público até o limite de vagas
disponíveis e durante o período de sua validade. A proibição vale,
inclusive, para as vagas disponibilizadas no Processo Seletivo Meritório.
Em caso de descumprimento da decisão, o Estado estaria sujeito a multas.

Caso o Judiciário entenda não haver cabimento da concessão da Liminar por
se referir a todo o Estado, o promotor Fábio Miranda pede que a medida
seja aplicada aos municípios de Chapadinha e Mata Roma.

As informações são do MPMA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Serra será, "sem dúvida", o candidato do PSDB ao Planalto, afirma presidente do partido

O governador de São Paulo, José Serra, será confirmado como o candidato do PSDB à Presidência da República no final de março, afirmou nesta quinta-feira (25) o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

Guerra disse Serra vai melhorar o ajuste fiscal ao cortar gastos correntes, manter o câmbio flutuante e tornar mais fortes as agências reguladoras, caso seja eleito.

"Sem dúvida será Serra [o candidato tucano]", afirmou o senador. "No final de março essa questão será resolvida", disse ele ao se referir ao prazo formal de desincompatibilização de Serra do cargo de governador de São Paulo.

Serra lidera a corrida presidencial com 36% das intenções de voto na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serra está à frente da candidata de Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que têm 25% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ibope realizada neste mês.

Guerra afirmou ainda que um governo do PSDB deve aumentar a disciplina fiscal, em contraste com a administração Lula. "Teremos uma política de responsabilidade fiscal melhor que a do atual governo, o que significa não permitir aumento dos gastos como eles ocorrem agora, melhorando a eficiência da administração pública e os investimentos", afirmou Guerra.

"E isso deve contribuir para aumentar a capacidade de investimento do governo, baixar as taxas de juros e, por meio disso, prevenir um excesso de apreciação do real", complementou.

O Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo, o que atraiu fluxo de capital estrangeiro, provocando a valorização do real. Lula administra o Brasil em um dos momentos mais brilhantes da economia do país, que tem uma de suas maiores expansões em décadas, apesar da performance ruim no ano passado.

Dilma, que foi apoiada por Lula no congresso do PT no último final de semana como a candidata do partido para a sucessão dele, prometeu dar continuidade à atual política econômica, mas também defende uma maior presença do Estado na economia.

Fonte: uol

ÚLTIMAS DO BACABAL NOTÍCIAS

Crise no PSDB

Liderado pelo secretário de administração do município, Dr. Junior , o PSDB vem passando por momentos turbulentos, é, que, os ex- vereadores Paulo Campos e Costela abandonaram o barco. Os dois caíram nos braços do também ex- vereador e atual candidato pela oposição , Hilton Alves. Na ultima visita que fez a Bacabal o deputado federal Roberto Rocha fez questão de defender a candidatura de Hilton. Durante o almoço oferecido pelo ex- vereador, o assunto mais tratados foi sobre uma intervenção no diretório municipal do PSDB de Bacabal. Tudo indica que Dr. Junior perderá o comando.

Aguardando

Quem está ansioso para assumir uma cadeira na Câmara Municipal é o ex- vereador Jonas da Trizidela, tudo isso por conta de uma ação de infidelidade partidária impetrada na justiça contra o vereador Alberto Filho ( PMDB). Que está a frente do caso é o competente advogado pedetista , Daniel Leite. Comenta-se também nos bastidores que Jonas da Trizidela teria recebido a visita do secretário de assuntos políticos do município, Peregrino Dias, o velho Peri.

Clima tenso

Ainda em 2009, o clima esquentou entre o líder da bancada governista, vereador Serafim Reis ( PMDB) e a vice-lider Liduina Tavares (PTB), tudo por conta da falta de sintonia entre os dois dentro do parlamento. Fala-se que após uma dessas sessões, Serafim teria chamado a atenção da ilustre professora e vereadora.

Candidatura própria

O PMN de Bacabal já estuda a possibilidade de lançar um candidato a deputado estadual. O presidente da sigla, líder comunitário Lourinho Alves fez questão de enfatizar que quatro nomes dentro do partido seriam avaliados por uma pesquisa de opinião pública. Os nomes dentro do partido seriam: O apresentador JR, Fabio da Van, Horacio Belo e João Bosco, líder comunitário do bairro Pantanal..

PV de Bacabal

Quem também está se articulando para ser candidato a deputado estadual é o professor Auto Cutrim ( PV). Com grande militância dentre do verde, Auto Cutrim também conta com a classe dos professores da rede publica estadual de ensino. Em recente visita que fez a Bacabal, o secretario de Meio ambiente Washington fez algumas colocações sobre o partido verde de Bacabal. Na oportunidade da visita, Auto Cutrim se colocou a disposição do partido.

bacabalnoticias.zip.net

Relógio aparece 51 anos após ser roubado

O norte-americano Bill Iwanacki disse que um relógio roubado de sua família há 51 anos no estado de Michigan, nos EUA, reapareceu misteriosamente em um supermercado perto de sua casa em North Fort Myers, na Flórida, segundo reportagem da emissora "Wink-TV".

O funcionário do supermercado Publix Piero Ramos, de 18 anos, encontrou o relógio em uma lata de lixo na última terça-feira e notou que havia a inscrição "John Iwanacki", com a data 1922-1957 e a assinatura de Henry Ford, no objeto.

Ramos disse que procurou na lista telefônica e localizou o nome de Bill Iwanacki, neto do proprietário do relógio. Iwanacki disse que o objeto foi um presente de aposentadoria da "Ford Motor" para seu avô e tinha sido roubado na casa da família em 1959.

G1

Galinha surpreende fazendeiro e bota ovo gigante


SURPRESA

Uma galinha preguiçosa surpreendeu seu dono no interior da Inglaterra ao botar um ovo quatro vezes maior que o normal. Mark Cornish ficou em choque ao ver o ovo de 9 cm de altura e 21 cm de diâmetro em seu quintal, na cidade de Ipswich.

Matilda, a galinha, sempre foi considerada por seu dono um animal preguiçoso. Ela só botou quatro ovos em toda a sua vida . "Fiquei muito surpreso. Achei que um ganso tivesse colocado aquele ovo junto das galinhas por engano", disse Cornish.

Meio Norte

Políticos e servidores públicos estão na pauta da CPI de Combate a Pedofilia no Maranhão

Políticos e servidores públicos serão ouvidos pela CPI de Combate a
Pedofilia e Abuso Sexual na Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-
feira (25), no plenarinho da Assembléia Legislativa em São Luís.

Dois casos que envolvem autoridades já estão pautados para a reunião. O
primeiro diz respeito à prisão de dois servidores público do município de
São José de Ribamar, acusados de pedofilia e utilização dos computadores
da Casa do Estudante com postagem de imagens pornográficas envolvendo
adolescentes.

O outro caso é uma denúncia de abuso sexual e pedofilia cometida por um
vereador do interior do Maranhão. O acusado é presidente da Câmara
Municipal e também uma pessoa influente na cidade. Além dele, devem ser
ouvidos conselheiros tutelares, vítimas e testemunhas.

O prefeito da cidade de Pirapemas deverá ser ouvido pela Comissão somente
na próxima semana.

Central de Notícias

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PT lança pré-candidatura de Dilma Rousseff à sucessão presidencial

BRASÍLIA - Por aclamação, o PT oficializou neste sábado - em votação simbólica - a pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial, no encerramento do 4º Congresso Nacional do partido. Ao discursar, a ministra disse que está preparada para "enfrentar o desafio com humildade, serenidade e confiança". " Jamais pensei que a vida me reservasse tamanho desafio, mas me sinto preparada para enfrentá-lo "

Para quem teve a vida sempre marcada pelo sonho e a esperança de mudar o Brasil, esse para mim é um dia extraordinário. (...) Jamais pensei que a vida me reservasse tamanho desafio, mas me sinto preparada para enfrentá-lo com humildade, serenidade e confiança - disse a ministra, que só terá a candidatura oficializada em junho, no período previsto pela legislação eleitoral.


MINISTRA QUER FAZER GOVERNO DE COALIZÃO


Dilma disse que espera fazer um governo de coalizão com apoio dos partidos aliados:
Com eles quero continuar nossa caminhada. Participo de um governo de coalizão. Quero formar um governo de coalizão - disse a ministra, ressaltando ainda que seu programa de governo será submetido a um debate com os aliados e com a sociedade. " Preferimos as vozes dessas oposições, ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas, ao silêncio das ditaduras " Ela afirmou ainda que, se eleita, vai manter e aprofundar a política social do governo Lula, ampliando o Bolsa Família e implantando novos projetos para erradicar a miséria no país. Vamos manter e rofundar aquilo que é a marca do governo Lula, seu olhar social. Queremos um Brasil para todos - disse.


Sobre as críticas de que o governo do PT tem avançado no sentido de conter a liberdade de expressão e controlar os meios de comunicação, afirmou: Quem duvidar do vigor da democracia em nosso país que leia, escute ou veja o que dizem livremente as vozes oposicionistas. Mas isso não nos perturba. Preferimos as vozes dessas oposições, ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas, ao silêncio das ditaduras.


FONTE: SITE O GLOBO

KASSAB CASSADO

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Resende Silveira confirmou neste domingo (21) a decisão sobre a casssação do mandato do prefeito Gilberto Kassab, da vice-prefeita Alda Marco Antônio e de pelo menos oito vereadores, por captação ilícita de recursos. A decisão deverá ser disponibilizada nesta segunda-feira (22) no site do Tribunal Regional Eleitoral e publicada na terça-feira (23) no Diário Oficial.

Silveira, que falou ao G1 por telefone, não revelou os nomes dos parlamentares cassados. De acordo com ele, assim que recorrer contra a decisão, Kassab e os parlamentares terão garantido o efeito suspensivo automático, que permite a eles permanecer em seus cargos até a decisão final. O mesmo já ocorreu com outros 16 parlamentes cassados em 2009.

O juiz cassou o mandato de Kassab e dos vereadores a partir de representação do Ministério Público Eleitoral que aponta doações de campanha irregulares oriundas da Associação Imobiliária Brasileira (AIB).

O MP pediu revisão da prestação de contas com base no artigo 30-A, da lei 9.504/97, e na lei 64/90, que prevêem a cassação de registro e declaração de inelegibilidade por três anos quando comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos. O advogado de defesa do prefeito Gilberto Kassab e da vice, Alda Marco Antonio, disse na noite de sábado ao G1 que o próprio juiz reconhece que baseou sua tese em voto vencido no Tribunal Superior Eleitoral. Silveira reconhece que adotou a tese do ministro César Peluso, mas esclarece que confia na decisão. "Eu estou convicto desse meu fundamento. Me pareceram sólidos os fundamentos do ministro", afirmou.


fonte: G1

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ALEXANDRINA REASSUME MANDATO EM SÃO LUÍS GONZAGA

Decisão do Juiz Raimundo Barros datada de 11 de fevereiro de 2010 devolveu provisoriamente a Vereadora Alexandrina Freitas o direito de ficar no exercício do mandato até o julgamento do seu Recurso Especial interposto para o TSE. No Mandado de Segurança n. 84598.2010.610.0000 alegou a agora vereadora que que foi afastada por determinação da MM. Juíza Eleitoral da 35ª ZE e ato do presidente da Câmara Municipal respectivamente.

Afirma também que interpôs Recurso Especial perante o Tribunal Superior Eleitoral contra as decisões de provimento dos Recursos Contra Expedição de Diploma nº. 219 e 221, ajuizados em seu desfavor respectivamente pelo Ministério Público Eleitoral e pela "Coligação São Luiz Gonzaga de Volta ao Progresso.

E, por fim, afirma ainda que a decisão dos RCDs mencionados (fls. 97-102) não foi cumprida literalmente pela magistrada da 35ª ZE, nem pelo presidente da Câmara de Vereadores, uma vez que o suplente José Matias dos Santos foi empossado em sua substituição sem a observância da legislação eleitoral vigente, ou seja, sem o trânsito em julgado do Recurso Especial que fora interposto ao TSE. Acatando o pedido liminar formulado por Alexandrina, assim decidiu o citado Juiz Eleitoral em 11 de fevereiro de 2010:

“Nos termos do artigo 7º, III, da Lei n.º 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança), ao despachar a inicial o Juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando constatar densidade jurídica suficiente na fundamentação e o periculum in mora.
No presente caso, após uma análise detida dos autos, verifico de plano que assiste razão à impetrante, porquanto a norma do art. 216 do Código Eleitoral dita que "enquanto o Tribunal Superior não decidir o recurso interposto contra a expedição do diploma, poderá o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude."
Dessa forma, como bem manifestou a decisão exarada deste Egrégio Tribunal, às fls. 97-102, a posse do suplente apenas deveria ocorrer após o trânsito em julgado do Recurso Especial interposto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Nesse sentido decidiu o TSE (RESPE-25910):
Embargos de declaração. Agravo Regimental. Recurso Especial. Recurso contra Expedição de Diploma. Ausência de omissão, obscuridade ou contradição. Incidência do art. 216 do CE.
- A permanência no cargo pelo candidato diplomado tem como termo final o julgamento pelo TSE do recurso interposto da sua diplomação, caso a decisão lhe seja desfavorável, a teor do art. 216 do CE.
(Relator: José Gerardo Rossi, Publicação DJ em 05/03/2007, pág. 169).
Assim, presentes os pressupostos autorizadores da medida excepcional, defiro o pedido de medida liminar para determinar a suspensão dos efeitos do Ofício nº. 123/09, expedido pela MM. Juíza Eleitoral da 35ª ZE, a fim de que a impetrante possa retornar ao exercício de seu mandato até posterior decisão do TSE.
Oficie-se com urgência ao Juízo da 35ª Zona Eleitoral e à presidência da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga do Maranhão para o cumprimento da presente decisão.
Após a resposta do presidente da Câmara Municipal de São Luís Gonzaga do Maranhão e dos litisconsortes, dê-se vista à Douta Procuradoria Regional Eleitoral.
Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
São Luís, 11 de fevereiro de 2010.”

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ESTAMOS DE VOLTA

Depois de um longo período ausente volto novamente a atualizar o nosso blog. Estamos de volta para dar continuidade ao nosso trabalho de bem informar e partilhar idéias e opiniões com os nossos blogueiros. Obrigado pela compreensão e a confiança em nosso trabalho.