sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VISITA DA GOVERNADORA III


O portal do governo do estado deu destaque para a visita da governadora a Bacabal e destacou o encontro de Roseana com vários prefeitos da região na casa do deputado Zé Vieira como ponto alto da visita.Veja no www.ma.gov.br.

PREEITOS DO MÉDIO MEARIM REAFIRMAM APOIO A RESEANA

Em seu segundo dia de viagem, no município de Bacabal, a governadora Roseana Sarney fez a entrega de quatro novas viaturas para reforçar o policiamento na cidade. Roseana anunciou a construção de 200 casas para as famílias vítimas das enchentes, no bairro Trizidela e de mais 1500 moradias, referindo-se ao programa "Minha Casa Minha Vida".

Roseana Sarney anunciou também a aquisição de equipamentos para o pronto-socorro municipal, a construção de uma quadra poliesportiva, melhorias em duas escolas públicas e a criação de um Centro de Capacitação para Professores e Jovens com cursos profissionalizantes.

A governadora inaugurou ainda, 33km da estrada que liga os povoados de Brejinho, Aldeia e Alto Alegre.

Prefeitos do Médio Mearim reafirmaram apoio a governadora Roseana Sarney. A governadora reuniu-se com as lideranças municipais na casa do deputado federal José Vieira Lins. Participaram do encontro os prefeitos de Vitorino Freire, Maracaçumé, Cajari, Olho D'Água das Cunhãs, Santa Luzia do Paruá, Paulo Ramos, Brejo da Areia, Lago Açu, Poção de Pedras, Lago Verde, Presidente Juscelino, Parnarama e Amapá do Maranhão.

Roseana Sarney anunciou que serão lançados até dezembro deste ano, os programas Viva Luz, Viva Água e Viva Casa.

VISITA DA GOVERNADORA II


CIUMEIRA GERAL

A visita da governadora Roseana Sarney causou uma grande ciumeira por parte dos grupos políticos que lhe apóiam em Bacabal. Até os balaios recém chegados disputavam a governadora como se já fossem do grupo há 40 anos. Todos queriam mostrar para a população quem era mais importante naquele momento. A governadora, experiente na política, sabe muito bem quem soma e quem realmente tem votos na cidade e lhe acompanha na hora certa.

MOSTRAR O QUÊ?

O que mesmo o prefeito de Bacabal, Dr. Lisboa, tinha para mostrar à governadora Roseana em sua visita? Projeto de casas feitas pelo governo federal, inacabadas e sem a garantia de conclusão? ou o socorrão que veio muito dinheiro no governo passado e não foi feito? O que mais? Qual o ganho político da governadora na programação do Dr. Lisboa? Nenhuma, muito pelo contrário perdeu muito. Na realidade o Prefeito de Bacabal não tem o que mostrar.

A VISITA DA GOVERNADORA I


O Amigo Louremar Fernandes fez uma análise no seu blog sobre a visita da governadora a Bacabal.Veja no www.louremarfernandes.zip.net

A VISITA QUE A GOVERNADORA NÃO FEZ

A Governadora Roseana Sarney chegou atrasada para sua visita a Bacabal. Isso é certo. O que não é exatamente correto é o argumento de que a visita ao Pronto-Socorro foi cortada da programação por causa do tempo. O único ponto definido para os discursos foi a vila que recebeu o apelido de Graciete Lisboa. E até aí tudo estava como previsto. Exceto pela ausência de deputada cassada Graciete. Afinal é de se esperar que alguém que receba uma homenagem se faça presente. Os políticos principalmente não costumam se furtar a receber homenagens.Teria a senhora Graciete discordado do seu nome ser usado para apelidar uma obra que se arrasta em construção ao longo do tempo?

Foi nesse ínterim que chegaram as notícias sobre uma manifestação em frente ao Socorrão. Então foi mais conveniente não expor a Governadora e nem deixá-la ver que há insatisfação da população. As faixas e cartazes eram um protesto contra o Prefeito. A obra se encontra paralisada, mesmo tendo sido assinado um termo no Ministério Público, que deu um prazo de 180 dias para conclusão. O prazo termina dia 22 de novembro.

Nesses momentos é interessante mostrar o quanto o povo é importante. Bastaram alguns populares com cartazes feito de cartolina e pincel, para causar um assombro. E o que conseguiram? Modificaram até o roteiro da visita da Governadora do Estado.

O povo tem força, embora invariavelmente não conheça seus direitos e o potencial dessa força. Os políticos e administradores públicos fazem pouco caso da importância do povo. Em geral fazem uso do poder discricionário que lhes permite fazer obras e praticar seus atos, sem consultar o povo. Muitas vezes sem mesmo se importar com o tal povo.

Estou enganado ou não é exatamente isso que acontece na rua Gomes de Sousa? Lá a simples construção de uma passagem de água, um bueiro como denomina o povo, se arrasta por mais de um ano. O povo segue passando por cima de uma tábua para transpor o bueiro.

Em outro caso de evidente irrelevância da opinião popular, para os administradores, é o Socorrão. Funcionava de forma precária. Foi realizada uma inspeção sanitária e condenou o funcionamento. Como não resolveram as questões pendentes e que apresentavam sérios riscos para a população em geral, entrou em ação o Ministério Público. No dia 27 de maio foi assinado um termo de compromisso.

“O município se compromete a concluir a estrutura física, implantando e efetivando políticas de Saúde Pública para funcionamento do Hospital Socorrão de Bacabal no prazo, de 180 (cento e oitenta) dias a contar desta data”, é o que diz o termo.

Assinaram, dentre outros: Rogério Alves da Silva, advogado, Procurador Geral do Municio e a vereadora Mônica Loyola. Da assinatura do Termo para cá a recuperação do Socorrão caminhou a passos de cágado. É uma constatação feita por todos.Ontem deram uma guaribada. Passa uma tinta aqui, dá uma varrida ali. Puseram um painel do Governo do Estado logo na frente. Na frente também estava o secretário de saúde Lilio “Guega” de Sá. Tudo pronto para receber a Governadora. Mas falhou. Esqueceram de combinar com o povo. E alguém teve a idéia de fazer um protesto. E aí foi um pandemônio. O jeito foi cancelar tudo. E lá ficou, mais uma vez, o Secretário de Saúde do município longe dos holofotes da imprensa.

A governadora Roseana Sarney anunciou a aquisição de equipamentos para o pronto-socorro municipal. Resta terminarem a obra. Os equipamentos já estão garantidos. Segundo reza o Termo de Compromisso assinado perante a Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, o não cumprimento do prazo “implicará, a titulo de penalidade o pagamento de multa diária no importe de cinco mil reais...”

sábado, 24 de outubro de 2009

PERITORÓ EM CLIMA TENSO


Clima tenso na cidade de Peritoró, localizada a 236 km de São Luís. Na manhã desta sexta-feira (23), servidores da prefeitura realizaram um verdadeiro quebra-quebra na Câmara Municipal. Os manifestantes destruíram o plenário e os vários móveis da Câmara de Peritoró.
A manifestação foi motivada pela demissão de alguns servidores da prefeitura de Peritoró. As demissões foram determinadas pela Justiça e ocorreram porque as contratações destes funcionários foram feitas de forma irregular. Conforme informações do presidente da Câmara, Raimundo Macaúba, que é adversário do prefeito, pessoas ligadas á administração municipal estavam levando a informação que as demissões eram culpa dos vereadores de oposição, o que fez os demitidos cometerem tal ato.
O prefeito Agamenon Lima, em entrevista a Rádio Mirante tentou amenizar a situação. De acordo com prefeito, o quebra-quebra começou após a prefeitura cumprir determinação da Justiça para exonerar aproximadamente 250 servidores municipais, que haviam sido contratados de maneira irregular.
- Nós fomos notificados de uma ação do Ministério Público, que foi expedida a liminar pelo juiz da comarca de Coroatá, para exonerar todos os funcionários contratados no município de Peritoró. E hoje, ao ser cumprido esta liminar, coincidiu com a sessão na Câmara Municipal. Foi uma decisão judicial. As pessoas quando perdem seu serviço gera todo este clima. E coincidiu com a sessão a Câmara. Os servidores que foram exonerados foram para sessão e em determinado momento ocorreu o tumulto – disse.
Para os vereadores de oposição, se o prefeito tivesse dado tais esclarecimentos anteriormente poderia ter evitado o vandalismo. "O prefeito não tinha interesse em esclarecer nada, queria tirar a culpa de sua irresponsabilidade e colocar nas costas dos vereadores de oposição" afirmou o presidente da casa.
Um funcionário da casa filmou todo o tumulto o que deve ajudar a polícia a identificar os responsáveis pelo ato.

POPULAÇÃO DA TRIZIDELA PROTESTA


A população do Bairro Trizidela saiu ontem em protesto solicitação que o prefeito municipal Dr. Lisboa cumpra as promessas de recuperação das casas e da ajuda financeira aos desabrigados de todo o bairro que sofreu as conseqüências das enchentes do Mearim neste ano. Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Trizidela II, Maria da Cruz, até o momento poucos viram a aplicação das verbas na recuperação do bairro, e cobra da prefeitura de Bacabal através da Secretaria de Ação Social, a ajuda financeira de 300,00 destinados aos 1.972 desabrigados cadastrados pela Caixa Econômica.

Fonte: Blog do Louremar

CLIMA TENSO EM PERITORÓ


Clima tenso na cidade de Peritoró, localizada a 236 km de São Luís. Na manhã desta sexta-feira (23), servidores da prefeitura realizaram um verdadeiro quebra-quebra na Câmara Municipal. Os manifestantes destruíram o plenário e os vários móveis da Câmara de Peritoró.
A manifestação foi motivada pela demissão de alguns servidores da prefeitura de Peritoró. As demissões foram determinadas pela Justiça e ocorreram porque as contratações destes funcionários foram feitas de forma irregular. Conforme informações do presidente da Câmara, Raimundo Macaúba, que é adversário do prefeito, pessoas ligadas á administração municipal estavam levando a informação que as demissões eram culpa dos vereadores de oposição, o que fez os demitidos cometerem tal ato.
O prefeito Agamenon Lima, em entrevista a Rádio Mirante tentou amenizar a situação. De acordo com prefeito, o quebra-quebra começou após a prefeitura cumprir determinação da Justiça para exonerar aproximadamente 250 servidores municipais, que haviam sido contratados de maneira irregular.
- Nós fomos notificados de uma ação do Ministério Público, que foi expedida a liminar pelo juiz da comarca de Coroatá, para exonerar todos os funcionários contratados no município de Peritoró. E hoje, ao ser cumprido esta liminar, coincidiu com a sessão na Câmara Municipal. Foi uma decisão judicial. As pessoas quando perdem seu serviço gera todo este clima. E coincidiu com a sessão a Câmara. Os servidores que foram exonerados foram para sessão e em determinado momento ocorreu o tumulto – disse.
Para os vereadores de oposição, se o prefeito tivesse dado tais esclarecimentos anteriormente poderia ter evitado o vandalismo. "O prefeito não tinha interesse em esclarecer nada, queria tirar a culpa de sua irresponsabilidade e colocar nas costas dos vereadores de oposição" afirmou o presidente da casa.
Um funcionário da casa filmou todo o tumulto o que deve ajudar a polícia a identificar os responsáveis pelo ato.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TRE cassa diploma de vereadora de São Luís Gonzaga

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou por unanimidade na noite desta terça-feira (20), em sessão ordinária, o diploma da vereadora Alexandrina Maria Fernandes Freitas (PSL), do município de São Luís Gonzaga do Maranhão. A cassação se deu em razão da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente ao exercício financeiro de 2005, quando exercia o cargo de presidente da Câmara Municipal de São Luís Gonzaga.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SOBRE A POLÍTICA DE BACABAL

O Jornalista Louremar Fernandes traz no seu blogo uma reflexão que achei interessante sobre a política de Bacabal. Aqui transcrevo na íntegra matéria do seu blog. Veja mais em http://www.louremarfernandes.zip.net/

TEMPO DE PAZ OU DE INÉRCIA?

A cidade de Bacabal vive um momento ímpar da sua história política. Todos os políticos da cidade estão juntos no mesmo grupo. E não é apenas um grupo. É O GRUPO. O grupo da Governadora do Estado. A união e a paz prevaleceram na cidade. Essa história de grupo da paz surgiu quando a senhora Taugi Lago se candidatou e enfrentou Zé Vieira na eleição municipal do ano 2000. Famoso por supostamente ter ateado fogo em casas do povoado Aldeia, Zé Vieira foi rotulado como o homem mau. Taugi então era do bem. Zé Vieira do mal. Houve caminhada pela paz. Todo mundo vestindo branco. Tudo muito lindo, mas Zé Vieira – o homem do caldeirão – venceu.De lá para cá passaram a existir dois grupos políticos: o grupo do bem e o grupo do mal. Raimundo Lisboa, que hoje é prefeito, se elegeu pelo grupo do mal. Foi o candidato apresentado por Zé Vieira, de quem era vice-prefeito. Para se reeleger no entanto, o prefeito Lisboa não contou com Zé Vieira. Em 2004 estavam de relações rompidas, pelo menos politicamente. Prestes a ver seu sonho de continuar na Prefeitura ir por água abaixo, Lisboa chamou a senhora Taugi Lago para um acordo. Acordo feito, Taugi aceitou ser vice. As rusgas do passado foram esquecidas e disputaram a eleição contra Zé Vieira. Dizem que o ex-senador João Alberto não teria sido consultado quanto ao acordo, mas fez campanha sim. Quem não iria apoiar o homem forte do governador Jackson Lago? E Lisboa era o amigo de primeira hora do Governador. Todos subiram em palanque, foram às ruas abraçar os eleitores ao lado de Lisboa: João Alberto, Taugi, Jura Filho e Graciete Lisboa. Essa, com o semblante do constrangimento estampado por ter tido o seu mandato cassado justamente em uma ação movida pelo seu agora partidário Jura Filho. Isso foi na eleição. Ainda não era tempo de paz. Afinal, Zé Vieira precisava ser combatido. E foi. Perdeu a eleição. Venceu a paz. O cenário político no Estado mudou, Roseana Sarney voltou a ser governadora. Zé Vieira era todo alegria ao lado de João Alberto. Fotos e imagens feitas na residência da governadora no Calhau, são provas incontestes. Mas a paz ainda não estava sendo vivida em sua plenitude. Lisboa ainda era PDT, ainda estava bem marcante a atuação do Governador cassado para fazer dele o presidente da FAMEM. O Prefeito de Bacabal era visto como o homem do Jackson. O que fazer então? Deixar o tempo passar. E assim fizeram. O tempo passou e há poucos dias Lisboa cedeu aos encantos do PMDB para onde deve se mudar, e para onde ja mandou a ex-esposa e deputada cassada, atendendo ao chamado do vice-governador João Alberto. Agora sim, estão todos do mesmo lado político. Como dizemos nós os interioranos, não tem ninguém do lado de lá. Poderia se dizer que são, agora, “farinha do mesmo saco”, mas convenhamos, isso não pega bem para falar de políticos, ainda mais com mandato, são autoridades. Uma coisa que nem eu, nem um punhado de gente entendeu é porque a população não consegue vislumbrar a aura de paz que tanto se apregoava. Quando vencessem Zé Vieira, restaria a paz. Quando Jackson Lago fosse cassado transbordaria a paz. Quando estivessem todos os políticos juntos, abundaria a paz. A população pecou ao imaginar que essa paz seria extensiva a todos? O pronto-socorro foi fechado pra reforma há quase um ano. Só um gabinete odontológico funciona para atender a todas as equipes do Programa Saúde da Família. Para completar, o Prefeito de Bacabal demitiu aproximadamente 600 pais e mães de família. Culpou a queda de repasse do FPM. O prefeito não explicou quais medidas tinha tomado para fechar a torneira dos gastos, antes de chegar a essa medida extrema. Nem ele explicou. Nem ninguém cobrou explicações. Os demitidos ficaram mesmo na rua da amargura. Os quitandeiros, donos de farmácia, vendedoras de avon, consultoras da natura, locadores de imóveis, ficaram no prejuízo. Sem emprego da noite pro dia, como podem essas pessoas cumprir seus compromissos financeiros. É um abalo na sociedade em que vivemos. Não pode haver paz. Mas quem reclamou? Quem ousou levantar a voz para questionar? Ninguém. Fátima Vieira e Jura Filho nunca foram mesmo dados a discursar na Assembléia. Graciete não pode dizer nada, foi eleita graças ao Prefeito. Zé Vieira não pode destilar seus famosos impropérios. O vice-governador quando chega na cidade tudo é festa em torno dele. Os vereadores, esses mesmo é que não podem falar. Hoje são todos companheiros de uma mesma caminhada. Caminhada contra quem mesmo? O que se chega à conclusão é que essa aliança de todos, foi nociva para o povo. Nenhum político sequer lamenta a situação, não podem fazer isso. Estão no mesmo grupo. Poderiam até sentar para discutir, questionar: como socorrer o colega Raimundo Lisboa? Como resolver, por tabela, a vida dessas pessoas. Como conter essa onda de insatisfação que tomou conta da cidade? Poderiam. Mas ninguém fez isso. A aliança deve ser para o futuro. Não para agora. O povo que espere. Nesse tempo de inércia e não de paz.

Justiça promove audiências em Olho D´Água das Cunhãs

A comarca de Olho D’Água das Cunhãs, a 302 km da capital, dará início na próxima segunda-feira (19) a um mutirão de audiências para resolver exclusivamente ações de cobrança que envolvem o município e servidores municipais.

A juíza Edeuly Maia Silva presidirá os trabalhos e informou que os processos versam sobre cobranças de salários atrasados pela administração anterior e se referem ao período que compreende os meses de novembro e dezembro de 2008 e o 13º salário.

A grande maioria das audiências será de conciliação e todos os processos fazem pedido de tutela antecipada. Serão realizadas 144 audiências em três dias (19 a 21), das 8h às 19h, no Fórum da comarca. “É um esforço que estamos fazendo para desafogar a pauta e, dessa forma, priorizar os processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça”, explica a juíza.

Fonte: Ascom/TJ-MA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um quarto dos senadores quer concorrer a governador

Levantamento do Congresso em Foco mostra que 23 parlamentares no Senado pretendem se lançar candidatos ao governo estadual em 2010. PSDB, PT e PTB têm maior número de pré-candidatos.

A um ano das eleições, um quarto do Senado se movimenta nos bastidores para se lançar candidato a governos estaduais em 2010. Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que 23 senadores, entre titulares, licenciados e suplentes, articulam candidatura para governador.Desses, 17 estão numa situação confortável: poderão continuar no Senado mesmo que não tenham sucesso nas urnas, uma vez que seus mandatos só terminarão no início de 2015.


Os outros seis admitem ir para o “tudo ou nada” na disputa estadual, abrindo mão da candidatura à reeleição. Em 2010, estarão em jogo 54 (dois terços) das 81 cadeiras da Casa. PSDB é o partido com maior número de senadores pré-candidatos: sete tucanos trabalham para entrar diretamente nas disputas estaduais. PT e PTB vêm logo atrás, com quatro senadores cada. Em seguida, aparecem o DEM, com três senadores, e o PMDB com dois. PSB, PDT e PR também têm representantes interessados em trocar o Senado pelo Executivo estadual.


Lista dos senadores que podem disputar o governo em 2010:


Tião Viana (PT-AC) – pré-candidatoMandato até 2015

Fernando Collor (PTB- AL) – ainda estuda pré-candidatura (foi governador entre 1987 e 1989)Mandato até 2015

João Pedro (PT-AM) – ainda estuda pré-candidatura É suplente do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, cujo mandato vai até 2015

Gim Argello (PTB- DF) – pré-candidatoMandato até 2015 (era suplente de Joaquim Roriz, ficando com a vaga no Senado após a sua renúncia)

Renato Casagrande (PSB-ES) – ainda estuda pré-candidatura Mandato até 2015

Marconi Perillo (PSDB-GO) – pré-candidato (foi governador entre 1999 e 2006)Mandato até 2015

Hélio Costa (PMDB-MG) – pré-candidato Está licenciado. É ministro das ComunicaçõesMandato até 2011

Marisa Serrano (PSDB-MS) – pré-candidataMandato até 2015

Jayme Campos (DEM-MT) – pré-candidato (foi governador entre 1991 e 1995)Está de licença para assuntos particulares. Tem mandato até 2015

Mário Couto (PSDB-PA) – ainda estuda pré-candidaturaMandato até 2015

Cícero Lucena (PSDB-PB) – pré-candidatoMandato até 2015

Alvaro Dias (PSDB-PR) – pré-candidato (foi governador entre 1987 e 1991)Mandato até 2015.


Osmar Dias (PDT-PR) – pré-candidato (concorreu ao governo em 2006)Mandato até 2011

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – ainda estuda pré-candidatura (foi governador entre 1999 e 2006), por pressão de aliados; sua preferência pessoal é por continuar no SenadoMandato até 2015

João Vicente Claudino (PTB-PI) – ainda estuda pré-candidaturaMandato até 2015

Rosalba Ciarlini (DEM-RN) – pré-candidataMandato até 2015

Fátima Cleide (PT-RO) – pré-candidata (concorreu ao governo nas eleições de 2006), tem que ganhar a indicação no partido de outro pré-candidato, o deputado federal Eduardo ValverdeMandato até 2011


Expedito Júnior (PSDB-RO) – pré-candidatoMandato até 2015

Sérgio Zambiasi (PTB-RS) – ainda estuda pré-candidatura Mandato até 2011

Ideli Salvatti (PT-SC) – pré-candidataMandato até 2011 Raimundo Colombo (DEM-SC) – pré-candidatoMandato até 2015

João Ribeiro (PR-TO) – pré-candidatoMandato até 2011Kátia Abreu (DEM-TO) – ainda estuda pré-candidaturaMandato até 2015.
fonte: Congresso em foco

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DR. LISBOA CONTINUA NO PDT

Dr. Lisboa não se desfiliou do PDT. Pesquisa realizada por este blog no sistema de filiação partidária do TSE confirma, na data de hoje, que o prefeito de Bacabal continua filiado ao PDT. Sua filiação data do dia 12 de agosto de 2007 e até agora não solicitou seu cancelamento. Não passa de boatos a sua ida para o PMDB.

Pelo que se percebe, a estratégia de Lisboa foi apenas mandar a deputada cassada Graciete Lisboa para os braços de Roseana satisfazendo as vontades de João Alberto, mas continua no partido de oposição para qualquer eventualidade, ou seja, acendendo uma vela pra Deus e outra pro diabo.(veja certidão abaixo)

Assembléia recusa-se a empossar “Irmão Carlos” por falta de Ofício sobre cassação de Graciete



O Tribunal Regional Eleitoral diplomou nesta tarde o segundo suplente de deputado estadual pelo PSDB, Carlos Miranda (hoje no PMN).
Em seguida, ele foi à Assembléia Legislativa, mas o presidente da Casa, MarceloTavares (PSB), não o empossou porque não há nenhuma comunicação oficial da Justiça Eleitoral declarando que a deputada Graciete Lisboa (PMDB) está definitivamente cassada.
- Ele chegou com o seu advogado e me entregou um Ofício assinado pela presidente do TRE, mas o documento só diz que ele foi diplomado 2° Suplente. Nem toca no nome da Graciete - afirmou Marcelo.
Graciete teve o mandato cassado pelo TSE em outubro do ano passado. Em setembro deste ano, a Corte Eleitoral julgou seus últimos recursos, mas ainda não comunicou o fato à Assembléia.
Seundo explicou Marcelo Tavares, é necessário uma comunicção formal da Justiça para que ele possa baixar uma Resolução declarando a vacância do mandato. Só depois poderá convocar o suplente.
Irmão Carlos e seus advogados retornaram aoTRE para tentar encontrar solução…


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Estado lança concurso com 5.320 vagas para professor

Mais uma oportunidade para quem busca a estabilidade e segurança dos concursos públicos, o Governo do Estado do Maranhão abriu 5.320 vagas para professores do Ensino Médio e Fundamental. As inscrições poderão ser feitas pela internet no período de 15 de outubro a 10 de novembro. Os pedidos para isenção da taxa deverão ser solicitados de 08 a 13 de outubro.

Existem 4.409 para o Ensino Médio e 471 para o Fundamental (de 1ª a 4ª série). Os cargos a serem preenchidos são nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia e Sociologia. Também foram abertas 440 vagas para Educação Especial na área de Interpretação de Libras, Instrutor de Libras e Revisor de Braile.

As provas objetivas serão realizadas no dia 13 de dezembro. Para os candidatos da área de Educação Especial será aplicada uma prova prática no dia 17 de janeiro. As provas serão realizadas nos pólos de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Caxias. O resultado final será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2010.

fonte: O imparcial

Morre em São Paulo, o deputado estadual Pedro Veloso

SÃO LUÍS - O deputado estudal Pedro Aristoteles Sousa Veloso (PDT) morreu na madrugada desta quarta-feira (7), em São Paulo (SP), onde estava internado fazendo um tratamento de saúde. Há pelo menos um ano, o deputado estudual lutava contra a leucemia.

O deputado estadual Pedro Veloso já havia feito tratamento para a leucemia, quando houve uma melhora no seu quadro. Pedro Veloso, chegou a fazer um transplante de medula, quando ainda voltou a trabalhar na Assembleia Legislativa. Contudo, no último mês, o seu quadro piorou. Desde ontem, o deputado estudal estava em coma.

O deputado Pedro Veloso era pecuarista e estava em sua segunda legislatura. Nesta última, ele assumiu a vaga da ex-deputada estadual Maura Jorge, como 1º suplente. Na vaga de Veloso deve assumir o suplente Chico Leitoa (PDT).

A notícia do falecimento do deputado Pedro Veloso foi recebida na manhã de hoje, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB). A sessão ordinária da Assembleia Legislativa foi suspensa, assim como as duas audiências públicas programadas para esta semana, entre elas, a sobre a Refinaria Premium.

Ainda não há informações sobre o translado do corpo do deputado Pedro Veloso de São Paulo para São Luís. Também ainda não se tem informações sobre o velório. De acordo com o presidente da Assembleia, o deputado estadual poderá ser velado na sede da Casa.

fonte: imirante


Sai nesta quarta-feira Edital para concurso de professor do estado

Os secretários de Educação, César Pires, e de Administração, Luciano Moreira, lançam nesta terça-feira, às 11h no Auditório da Seduc, o Edital para concurso público de professores da rede pública estadual.

Serão 5.320 vagas para todas as áreas da Educação.

O concurso da Seduc fa parte do pacote de valorização dos servidores, que a governadora Roseana Sarney (PMDB) lançou em junho.

Além da área educacional, serão feitos concursos para outros setores do governo.

De acordo com Luciano Moreira, os novos editais devem sair até o início do ano que vem. Para César Pires, a nomeação destes novos professores vai amenizar o défict de profissionais nesta área.

Todos terão contratação imediata. As vagas serão para todo o estado.

O concurso da Educação é o maior concurso dos últimos anos no Maranhão.

O Edital também definirá a data das provas.

Fonte: Imirante

TRE cassa prefeito de Jenipapo dos Vieiras

O TRE cassou, por unanimidade, nesta terça-feira o mandato do prefeito reeleito e vice-prefeito de Jenipapo dos Vieiras, município vizinho a Barra do Corda. Geancarlos Oliveira Albuquerque (PDT) e Jefferson Oliveira Nepomuceno (PSB) foram acusados de asfaltar ruas e conceder aumentos a professores e agentes de saúde no período eleitoral, caracterizando abuso de poder político e econômico.

Prefeito e vice, no entanto, deverão permanecer nos cargos até o julgamento dos recursos que devem ser ajuizados inclusive no TSE. Em caso de se confirmar a cassação, o presidente da Câmara deve assumir o comando do município até a realização de nova eleição.

O pedetista acompanhou a sessão ao lado do deputado Rigo Teles (PV).

Fonte: Décio Sá

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lobão encomenda pesquisa e pode ser candidato ao governo do MA

Aumenta a cada dia a possibilidade do ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA) ser mesmo o candidato do grupo Sarney ao governo do estado nas eleições de 2010. De acordo com a coluna Radar da Revista Veja assinada pelo jornalista Lauro Jardim, Edison Lobão está encomendando uma pesquisa para detalhar suas chances de concorrer ao governo do Maranhão em 2010, informa o blog do jornalista John Cutrim.

As últimas pesquisas divulgadas mostram a governadora Roseana Sarney com um índice de rejeição acima dos 40%. Em 2006, as primeiras pesquisas publicadas apontavam Roseana com 78% das intenções de voto. Leia mais no blog do John Cutrim.

Fonte: Jornal Pequeno

PMB não consegue registro para concorrer nas eleições 2010

O PMB (Partido da Mulher Brasileira) não vai poder concorrer nas eleições de 2010. O ministro Felix Fischer, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou liminar para conceder registro provisório à legenda.

Na decisão, o ministro destacou que, para participar das eleições, o partido precisa, até um ano antes do pleito, estar com seu estatuto registrado no TSE.

Fischer disse que, de acordo com a área técnica do TSE responsável pela análise de pedidos de registro, o PMB não atendeu aos procedimentos previstos na legislação eleitoral, "requisitos necessários para o deferimento do registro".


Fonte:uol

sábado, 3 de outubro de 2009

REVIRAVOLTA NO PP DE BACABAL


Uma informação quentinha confirmada a este blog afirma que o PP de Bacabal já tem nova executiva municipal ligada a Deputada Fátima Vieira. Na semana passada o oftalmologista Dr. José Carlos Reis fez uma grande festa para comemorar sua entrada no partido e consequentemente o comando do mesmo, até churrasco fez. Agora como fica sua situação? Vai permanecer no PP? Hoje é o ultimo dia para esta decisão.

Moradores interditam a BR-135 em Peritoró

Moradores de Peritoró, a 224 quilômetros de São Luís, interditam desde a noite de ontem (2), a BR-135. Esta é a segunda vez que eles interrompem o tráfego no local.
No sábado passado (26), uma criança morreu atropelada no local, e os moradores fizeram um protesto, quebrando o asfalto no trecho onde ocorreu o acidente.

Eles deram um prazo de uma semana ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que um quebra-mola fosse colocado no local.
Como até agora não houve resposta do órgão, os moradores voltaram a interditar a BR-135.
A Polícia Rodoviária Federal está no local e informou que o trânsito está lento, mas que o tráfego está sendo liberado a cada dez minutos para os veículos passarem.
Fonte Portal Imirante

A ESTRATÉGIA DE JOÃO ALBERTO


O vice-governador João Alberto conseguiu colocar sob seu comando o prefeito de Bacabal Dr. Lisboa, a deputada cassada Graciete Lisboa e o vereador Alberto Filho. È a velha estória de matar três coelhos com uma só cacetada. O grande sonho de João é voltar a ser prefeito de Bacabal. Sua estratégia começa com a ida de Lisboa e Graciete para o PMDB, e a candidatura de Alberto Filho para deputado federal. Graciete será fritada no partido ficando sem mandato e por ser “esposa” de Lisboa não poderá concorrer à prefeitura; Lisboa não tem direito a reeleição, mas tem a máquina municipal, e Alberto Filho sonha em ser prefeito, só que primeiro tentará ser deputado federal tarefa quase impossível, sendo queimado para um embate futuro. Sobra João Alberto, que consegue com facilidade tirar Taugi do páreo, tornando-se candidato da atual situação. A não ser que mais uma vez o Doutor resolva abandonar mais um forte aliado, como fez com Zé Vieira e Jackson Lago, o que não é difícil.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Liminar diz que câmaras não podem dar posse imediata a mais vereadores


A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, concedeu hoje (2) liminar pedida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para sustar os efeitos de dispositivo da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Vereadores, que determinou o aumento o número de vereadores no país.

Com a decisão, as câmaras municipais estão proibidas de dar posse a mais vereadores nesta legislatura, até o que o mérito da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria-Geral da República seja julgado no plenário STF.

Cármen Lúcia também pediu, em seu despacho, prioridade para que a confirmação da liminar seja avaliada pelo plenário da Corte nas próximas sessões.

No pedido de liminar acolhido, o procurador-geral ressaltou o fato de que câmaras municipais estavam empossando novos vereadores com base na interpretação de que o aumento do número de cadeiras já se aplicaria nesta legislatura, com “reflexos graves sobre o exercício do Poder Legislativo municipal”.

Promulgada pelo Congresso Nacional na semana passada, a PEC criou mais de 7 mil vagas nas câmaras municipais e abriu brecha para a posse imediata dos suplentes.

Agência Brasil

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NÃO TA COM ESSA BOLA TODA

Do blog do Louremar Ferandes veio a seguinte informação:


Como o Blog noticiou ontem os assessores do prefeito Lisboa divulgaram uma suposta visita da Governadora Roseana a Bacabal. Na verdade o que houve foi um devaneio. É como diz a música 'sonho de menino é crescer e ganhar o mundo". Ocorre que, tendo aderido à base governista, o prefeito pleiteou que sua filiação fosse feita em grande estilo na cidade. Mas a Governdora, sabendo das 500 demissões e do baixo indice de satisfação do povo com o prefeito, nao topou visitar a cidade. Lisboa foi convidado a se filiar em São Luis, como outros políticos o farão hoje. Sem tratamento diferenciado.


Fonte: blog do Louremar Fernandes

Presidente da Famem, Raimundo Lisboa, a caminho do PMDB


(09h49) - O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ramundo Lisboa (PDT), está a caminho do PMDB. Sua ex-mulher, deputada Graciete Lisboa (ex-PSDB) já se filiou ao partido, ontem à noite.

- O Lisboa está pronto para se filiar ao PMDB e sua ficha será abonada pela governadora Roseana Sarney - afirmou ao blog, agora há pouco, o vice-governador João Alberto de Souza, presidente de honra do partido.

De acordo com João Alberto, outro pedetista de Bacabal, o vereador Alberto Filho, também vai se filiar ao PMDB e será o candidato a deputado federal do seu grupo político.

O PMDB se reforça nesta reta final do prazo para troca de partido. Além de Lisboa, Graciete Lisboa, e dos deputados Stênio Rezende (ex-PSDB), Afonso Manoel (ex-PSB), Arnaldo Melo (ex-PSDB) e Alberto Franco (ex-PSDB), ganha também a adesão do prefeito de Balsas, Francisco Coelho (ex-PDT).

As filiações serão todas oficializadas agora pela manhã na Assembléia Legislativa…

Fonte: Portal Imirante