segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lula lança Blog do Planalto para se aproximar da população

A Presidência da República lançou nesta segunda-feira (31) o Blog do Planalto, um site multimídia que funcionará como mais um veículo de comunicação para aproximar o presidente Lula da população. A página, que funcionará como um diário eletrônico de Lula, com divulgação de ações e decisões do governo, apresenta problemas técnicos em suas primeiras horas no ar.

De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, o número de acessos simultâneos ao blog foi maior do que o previsto, o que causou congestionamento na página. Segundo o Planalto, o problema deve ser resolvido ainda pela manhã.

Em textos, vídeos, discursos em áudio, infográficos e outros recursos eletrônicos, os recados do presidente Lula à sociedade serão dados por uma equipe de três jornalistas e dois técnicos, contratados para se dedicarem ao blog. Os internautas, em princípio, só poderão interagir com o presidente por meio de críticas e sugestões enviados diretamente à equipe do Planalto. Não haverá, inicialmente, um campo para perguntas e repostas ou comentários.

Na estreia do blog, o presidente Lula trouxe informações sobre o pré-sal – que terá o projeto de marco regulatório divulgado nesta segunda-feira – e falou ainda sobre a história do petróleo no Brasil. Foram publicados também a entrevista de Lula no programa Café com o Presidente e um vídeo do presidente dando boas-vindas aos internautas.

Renata Camargo

Oposição estará outra vez unida para derrotar sarneísmo em 2010

Os ex-governadores Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo Tavares (PSB), os deputados federais Domingos Dutra (PT) e Roberto Rocha (PSDB), o deputado estadual Rubens Júnior (PRTB), o ex-ministro Edson Vidigal (PSB), o ex-candidato a prefeito de São Luís, Clodomir Paz e o ex-deputado estadual Rubens Pereira (PDT) se reuniram neste final de semana na cidade de Matões para discutir as eleições de 2010 e a melhor maneira de garantir a vitória das forças progressistas no estado.

Lideranças da oposição participaram de missa no município de Matões
O grupo busca um entendimento entre os que defendem uma candidatura única e os que acreditam que se deva repetir a fórmula de 2006, com o lançamento de duas ou mais candidaturas. A rodada de Matões foi marcada pela disposição ao diálogo, onde todas as cartas foram colocadas à mesa, e pela sinalização de que as oposições continuam unidas.


Foi uma demonstração de que as oposições podem mais uma vez trilhar juntas para derrotar o grupo Sarney – definiu Rubens Júnior, deputado que organizou a reunião.
Uma nova rodada de negociações ficou marcada para esta sexta-feira em São Luís, com a inclusão do prefeito João Castelo (PSDB) e do deputado federal Flávio Dino (PC do B). A ampliação da mesa de negociações foi garantida por José Reinaldo Tavares, que convidará Dino, e por Roberto Rocha, que convidará Castelo.




Jackson, Zé Reinaldo e Vidigal defendem união para derrotar sarneísmo
- O importante é não deixar que a família Sarney vença e o Maranhão possa se desenvolver – avisou Tavares.
O ex-governador acredita que o grande aliado das oposições é a população, que não aceita mais os métodos políticos da família Sarney, o que garantirá a vitória em 2010.
- Esse é um sentimento que está em todo o Maranhão, até mais na população do que nos próprios políticos - explica.
A união das oposições também é defendida pelo ex-governador Jackson Lago que considerou a reunião bastante positiva e mostrou-se aberto ao diálogo, embora defenda a tese da candidatura única.
-Ainda temos bastante tempo pela frente para acertarmos todos os ponteiros – disse Lago, que reafirmou a sua disposição de sair candidato ao governo, caso a população assim deseje.






Fonte: Jornal Pequeno

domingo, 30 de agosto de 2009

Famem na contramão

Na contramão da história, a Famem está dando todo suporte para a turma de Lílio Guega tentar, via justiça, anular a assembleia-geral que elegeu a nova direção do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde). Além de reuniões na sede da entidade, os ex-diretores do conselho contam com o apoio jurídico dos advogados da federação. Na contramão porque a nova direção foi formada com o apoio de 186 prefeitos. Ou seja, a Famem está indo de encontro à grande maioria de seus filiados.

Décio Sá

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nomeações ligam gabinete de Sarney aos atos secretos


Sócia de uma das netas do senador José Sarney (PMDB-AP), Zenicéia Silva de Assis, 41, foi nomeada duas vezes para cargos no Senado por meio de atos secretos, informa reportagem de Hudson Corrêa e Leonardo Souza, com colaboração de Adriano Ceolin para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Questionada pela reportagem, que obteve cópia desses documentos, a empresária contou que havia pedido emprego a Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, e que foi avisada das duas nomeações por servidores que trabalham no gabinete do senador.

O caso de Zenicéia, sócia de Maria Adriana Sarney, 24, filha de Fernando, é o primeiro a ligar diretamente o gabinete de Sarney aos atos secretos. Nos anteriores, ou não havia provas de ligação com o presidente do Senado ou este dizia que as contratações, mesmo que beneficiassem seus parentes, tinham ocorrido sem seu conhecimento e eram de responsabilidade de terceiros, notadamente o ex-diretor-geral Agaciel Maia.

A revelação da existência de nomeações por atos secretos que tinham o conhecimento do gabinete de Sarney pode reacender a crise no Senado. O senador, no entanto, não quis se pronunciar a respeito do assunto.

fonte: Folha on line

Vendedores de peixe se arriscam às margens da BR-316

Vendedores de peixe se arriscam em uma feira livre montada às margens da BR-316, em Bacabal. O risco de acidentes é constante. A Polícia Rodoviária Federal informou que não tem autorização para retirar os feirantes da rodovia. Segundo a PRF, ela pode apenas orientá-los sobre o risco de acidentes.

fonte:imirante

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

São Luis Gonzaga de Luto

São Luis Gonzaga do Maranhão – A classe dos professores e estudantil acaba de perder uma de suas mães mais ilustres, faleceu por volta de 6:00h da manhã de hoje Antonia Santos Viana

Uma dos filhos ilustre dessa terra ostentava o titulo em vida de professoras mais antiga da cidade, a maioria dos professores e doutores de nossa terra foram moldados pelas mãos humildes dessa professora guerreira chamada carinhosamente por todos de Dona Tonica ou Tonica Santos.

Blog do J. Gomes

Por vaga em universidade, estudantes lotam cursinhos


BACABAL - Estudantes que vão tentar uma vaga nas universidades públicas lotam os cursinhos em Bacabal. Eles se preparam para enfrentar as novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai substituir o vestibular na maioria das universidades do país.

Fonte: Imirante

IBGE Divulga a população de todas as cidades brasileiras e São Luis Gonzaga do Maranhão não chega a 20 mil


São Luis Gonzaga do Maranhão – Na ultima sexta-feira (14) o Instituto de Geografia Estatística IBGE, divulgou a relação populacional de cada cidade brasileira, são Luis Gonzaga do Maranhão não chega a 20 mil habitantes.

Segundo o IBGE a cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão tem 19.877 habitantes; pra muitos que achavam que éramos 22 mil habitantes, agora só resta lamentar a perda, já que São Luis Gonzaga é umas das cidades mais antiga do Maranhão.

Com a queda na população caem também os repasses de recursos do Governo Federal para o município, São Luis Gonzaga tem um dos piores IDH do País, pela ordem ocupamos o numero 171 dos 217 municípios do Estado, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), significa que, quanto mais baixo for o numero ocupado pela cidade, mais a população tem uma renda melhor, uma educação e saúde de qualidade.

Veja a decadência populacional de São Luis Gonzaga do maranhão:

Em 1970 população era de 29.844 habitantes, destes 15.124 eram masculinas e 14.720 femininas, na zona urbana éramos 2.091 habitantes e 27.753 na zona rural; a taxa de urbanização nessa época era de 7,00%.

Em 1980 a população de Luis Gonzaga caiu pra 28.587 habitantes, sendo que 14.500 eram masculinas e 14.087 eram femininas; sendo que a zona urbana já atingia a quantidade de 2.835 habitantes e a zona rural 25.752 habitantes. E a taxa de urbanização de 9,9%.

Em 1991 a população de São Luis Gonzaga do maranhão caiu pra 26.085 habitantes, sendo que 13.117 eram masculinas e 12.968 feminina, sendo que na zona urbana já habitava 5.266 pessoas e na zona rural 20.819. Com a taxa de urbanização de 20,2%.

Em 2000 a população de São Luis Gonzaga do maranhão caiu pra 22.762 habitantes, sendo que na zona urbana habitava 7.722 pessoas e na zona rural 15.050, pra uma quantidade de homens de 11.595 e de 11.177 de mulheres, com uma taxa de urbanização de 33,9%.

Em 2007 a população de São Luis Gonzaga do Maranhão caiu pra 19.655 habitantes, sendo que na zona urbana habitava 7.067 pessoas e na zona rural 12.588, sendo que 9.859 eram masculinas e 9.655 feminina. Com uma taxa de urbanização de 36,00%. Em 2009 segundo o IBGE a população de São Luis Gonzaga do maranhão é de 19.877 habitantes.

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.
Em 1970 era de 0,262, Em 1980 de 0,371, Em 1991 de 0,403, Em 2000 de 0,542.
Na educação:
Em 1970 era de 0,209, Em 1980 de 0,228, Em 1991 de 0,298, Em 2000 de 0,610.
Taxa de analfabetismo:
Em 1970 era de 70,4% Em 1980 de 68,1% , Em 1991 de 59,6% , Em 2000 de 40,8%

Fonte: Blog do J. Gomes

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ZÉ VIEIRA SEMPRE FORTE


Mais uma vez ficou claro a força política que tem o Deputado Federal Zé Vieira em Bacabal e Região. No último sábado conseguiu reunir em sua residência, lideranças de todo Estadas para sua posse na presidência do Partido da República.
Na solenidade além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas estiveram presentes o presidente do PR nacional Dr. Sérgio Temer e o líder do partido no Congresso Nacional, deputado Sandro Mabel.

NATINHO BRITO NO PR


Na solenidade de Posse do deputado Zé Vieira na Presidência do PR, Natinho Brito também assinou a ficha de filiação do partido. O convite foi feito pelo deputado Zé Vieira para integrar com ele, a direção Estadual do Partido.

Em Timon: líderes do Movimento em Defesa do Maranhão Livre discutem sucessão

Várias lideranças políticas da oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB), que integram o Movimento em Defesa do Maranhão Livre (MDML), visitaram no último sábado, 15, a cidade de Timon.

As lideranças, atendendo a convite feito pelo ex-prefeito da cidade, Chico Leitoa, participaram de inaugurações e visitas a vários pontos da cidade além de um ato político que aconteceu na sede local do PDT, informa o blog do jornalista John Cutrim.

Com a presença dos ex-governadores Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB), a visita contou ainda com o deputado federal Roberto Rocha (PSDB), o ex-ministro Edison Vidigal (PSB), o deputado estadual Rubens Júnior (PRTB), vereadores e presidentes de partidos alinhados ao grupo político do ex-prefeito Chico Leitoa e o suplente de deputado federal Luciano Leitoa (PSB).

Em discurso, Zé Reinaldo fez uma reflexão sobre a crise do Senado, mostrando que hoje o Brasil sabe de fato quem é José Sarney, após mostrar no comando da Casa uma política corrupta, nepotista e centralizadora.

Já o governador deposto Jackson Lago fez um breve histórico dos seus dois anos enquanto esteve à frente do governo, fazendo um demonstrativo detalhado das suas principais obras e realizações no estado. Leia mais no blog do John Cutrim.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

COROATÁ - Vereadora do PDT é denunciada por tentar matar radialista.

O apresentador e radialista do Sistema TV Cidade de Comunicações, Idalgo Lacerda, registrou um Boletim de Ocorrência de nº. 1.997, contra o médico, José Rodrigues Pereira, conhecido como \'Cabaninho\', Diretor do HCC, e sua esposa, Maria de Lourdes Pereira e Pereira, vereadora do PDT do município.Segundo consta no B.O, na ultima sexta-feira 07/08/09, por volta das 08:30h, da manhã, a vítima, Idalgo Lacerda, estava atravessando a Avenida Senador Leite, se dirigindo ao Cartório do 1º Ofício, quando foi surpreendido por um carro de luxo, marca Toyota, modelo Corola. De acordo com a denúncia, o motorista jogou o veículo propositadamente, na intenção de atropelar o apresentador.

A vítima disse ainda que no interior do veículo, estavam o médico, José Rodrigues Pereira, e sua esposa, Maria de Lourdes, que é vereadora do município.“Se não subo às pressas para cima da calçada, eu estaria com as minhas duas pernas quebradas”, disse Idalgo Lacerda.Idalgo revelou ainda que o condutor e agressor do veículo desceu do carro, com arma em punho, ameaçando-o de morte. Enquanto isso, do interior do veículo, a vereadora do PDT, Maria de Lourdes, tergiversava impropérios de baixo calão contra a honra do jornalista. “Canalha, sem vergonha, vagabundo”, disparava a vereadora.

Não satisfeita, a vereadora acrescentou com voz e, em tom ameaçador passou \"você deve morrer e tem que morrer seu canalha!\".Após registrar o B.O, Idalgo disse que vai buscar todos os direitos como cidadão brasileiro na Justiça. “Espero que a Justiça seja feita”, disse a vítima.com informações:

Coroatá em Debate.

Sarney diz que crise do Senado é para enfraquecer Lula

Presidente do Senado destaca nunca ter se envolvido em escândalo.Ele se encontrou com políticos do Amapá, estado pelo qual se elegeuO presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta terça-feira (11) que a crise da Casa tem como objetivo enfraquecer o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Sarney discursou para vereadores, prefeitos, deputados e senadores do Amapá. “Estamos numa Casa política. Pelo fato de minha luta política ter algum peso na sucessão desencadeou-se essa crise para enfraquecer o presidente da República”, disse o peemedebista.

O presidente do Senado, José Sarney, durante sessão no plenário da Casa nesta terça-feira (11) (Foto: José Cruz/Agência Senado)Sarney minimizou as acusações contra ele e reafirmou seu desejo de permanecer no cargo. “Não posso senão resistir e ser firme, com a certeza de minha consciência e da lisura no trato com as coisas administrativas. A coisa mais grave de que me acusam é de que eu tinha pedido para nomearem o namorado da minha neta”. Na semana passada, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou 11 ações contra Sarney. A oposição já recorreu de quatro delas.

Nesta semana deverão ser protocolados novos recursos. A bancada do PT no Senado tem reunião marcada para esta tarde para decidir se apoiam ou não os recursos. A oposição tem 5 votos no conselho, mas precisa de 8 para conseguir a abertura dos processo contra Sarney. O PT tem 3 votos no conselho. O presidente do Senado destacou o fato de nunca ter se envolvido em nenhum escândalo até agora. “Nunca me acusaram de nada e agora desencadeia-se essa crise política. É essa consciência da tranquilidade que me dá forças. Se não fiz qualquer coisa de errada ao longo de minha vida pública, não esperaria 55 anos para fazer agora. Nunca me meti em qualquer coisa errada”. Ele recebeu a solidariedade e o apoio dos políticos do Amapá presentes ao encontro.


Informações

G1 Globo

Intensificado combate à dengue em Bacabal

BACABAL - A Secretaria de Saúde de Bacabal intensificou o combate à dengue no município. Mas, nas visitas de casa em casa, alguns moradores ainda resistem à presença dos agentes de saúde.